quinta-feira, 28 de março de 2019

Polícia Federal deflagra Operação contra Licitações Fraudulentas. Mandados de Prisão são cumpridos em Garanhuns, Brejão, Agrestina, Panelas e Jurema

 

Uma operação organizada pela Polícia Federal com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) foi deflagrada nesta quinta feira, dia 18, na cidade de Agrestina, no Agreste de Pernambuco. A medida pretende desarticular uma organização acusada de fraudes em processos licitatórios do município. A equipe está cumprindo quatro mandados de prisão e nove de busca e apreensão, todos expedidos pela 24ª Vara da Justiça Federal, nas cidades de Agrestina, Garanhuns, Brejão, Panelas e Jurema.

De acordo com a PF, o grupo é investigado por conta de indícios de irregularidades na aplicação de recursos destinados à construção de unidades básicas de saúde e repassados pelo Ministério da Saúde. A organização atuava fraudando o processo de escolha das pessoas jurídicas contratadas para a realização das obras, favorecendo assim uma empresa de fachada sem capacidade técnico-operacional. Por conta disso, o trabalho era executado por um terceiro desqualificado, também participante do esquema.

A organização criminosa também vem sendo investigada por ocultação e dissimulação dos recursos envolvidos nas fraudes. Os envolvidos são suspeitos pela prática dos crimes de fraude à licitação, associação criminosa, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro. Caso sejam condenados, os envolvidos podem ser obrigados a cumprir penas de até 46 anos de reclusão, além do pagamento de multas.

Ainda segundo os responsáveis pela investigação, a operação desta quinta-feira, que recebeu o nome de Pescaria II, é resultado da análise de materiais apreendidos durante a primeira fase da intervenção, ocorrida no dia 21/02/2019. Na ocasião, foram cumpridos três mandados de prisão temporária, posteriormente convertidas em preventivas e seis mandados de busca e apreensão. Esta segunda fase da operação conta com a participação de 50 (cinquenta) Policiais Federais, além de servidores da CGU, e os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Agrestina, Garanhuns, Brejão, Panelas e Jurema. (Com informações do Portal OP9. CONFIRA)