segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Garanhuns fica fora do Mapa do Turismo do Governo Federal

 

Acabou o prazo de adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, que relaciona os municípios com vocação turística e subsidia as decisões do Governo Federal quanto à distribuição de verbas para fomento de atividades na área. As informações foram lançadas no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

Garanhuns ficou fora por não cumprir alguns requisitos, dentre eles, a criação de um Conselho Municipal de Turismo, órgão colegiado com parte de representantes do Governo Municipal e parte de instituições da iniciativa privada para debater políticas públicas para o setor e fiscalizar ações referentes a investimentos na área.

“Sem estar no Mapa será praticamente inviável investimentos federais para o Turismo em Garanhuns, ficando na dependência de emendas parlamentares. O Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes já antecipou que a retirada do município do Mapa não interfere no investimento estadual em Garanhuns, a exemplo do que é feito no Festival de Inverno. Logicamente, também não impede os investimentos dos próprios cofres da Prefeitura”, publica Ronaldo César em seu Blog. 

De acordo com o ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, o mapa identifica as políticas públicas de acordo com "as necessidades e talentos" de cada localidade. O cadastro começou em abril indo até final de julho, e o Ministério do Turismo publicou agora, final em agosto, a portaria com o total de municípios e regiões turísticas do Mapa. Existente desde 2013, a plataforma abrange 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas. Os municípios de Jataúba, Paudalho e Ibimirim passam a fazer parte da lista, sendo 76 no total no Estado. (Com informações do Blog do Ronaldo César)