quarta-feira, 25 de setembro de 2019

O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO POR NOSSA JUVENTUDE?


Por Carlos Eugênio, em 25/09/2019:

“Nos últimos dias e, sobretudo, após uma ação da Policia Militar em parceria com o Conselho Tutelar, na Praça Mestre Dominguinhos, passamos a observar uma série de críticas e reações de surpresa com um problema que atinge todas as Cidades Brasileiras: o consumo de drogas lícitas e ilícitas por crianças, adolescentes, jovens e pessoas de todas as idades.

As imagens de adolescentes sendo revistados pela Polícia nas imediações do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, fizeram com que a venda que estava nos olhos de alguns, enfim fosse retirada. Infelizmente, constatou-se que Garanhuns está sim no contexto das cidades brasileiras que convivem com o problema social do consumo de drogas lícitas e ilícitas. É, amigos, Garanhuns também está em Pernambuco. Garanhuns também é Brasil.

Paralelo as reações de indignação e de preconceito, quando alguns garantem que os jovens são da periferia da Cidade; aparecem àqueles que buscam atribuir a responsabilidade pela problemática e por sua solução apenas a Prefeitura do Município e de forma direta a Secretaria Municipal de Juventude. Por isso, vamos relatar algumas das políticas públicas que a pasta da Juventude vem desenvolvendo no Município, para buscar amenizar essa triste realidade. Bora conferir:


PROJETO PREPARANDO O FUTURO

A ação consiste na oferta gratuita de Cursos Profissionalizantes e atividades preparatórias para o ENEM, todas voltadas aos Jovens com idades entre 15 e 29 anos.

De 2017 até os dias atuais, já foram capacitados, através dessa ação, mais de 1.200 jovens de Garanhuns, através de cursos ministrados pelo SENAI, SENAC e Instituições Privadas, em diversos segmentos, dentre eles: Empreendedorismo; Assistente Administrativo; Manutenção de Motor Ciclo Otto; Design de Sobrancelhas;  Excelência no Atendimento  ao Cliente em Farmácia e Drogaria; Motor de Motocicleta; Tecnologia de Processamento de Leite; Técnicas de Execução em Alvenaria; Gestão de Contas a Pagar e a Receber; Operador de Computador e Vendedor Moderno, entre outros.

Neste mês de setembro, 42 (quarenta e dois jovens) vêm sendo contemplados com o Curso de Excelência no Atendimento ao Cliente, com Ênfase no Comércio. Uma ação promovida numa parceria entre a Prefeitura de Garanhuns e o Senac.

 

Também estamos atendendo 120 (cento e vinte) Jovens com um Curso Preparatório para o ENEM, em que, numa parceria com o Colégio Diocesano de Garanhuns, ofertamos aulas gratuitas nas disciplinas de Língua Portuguesa; Redação; Biologia; Matemática; Química e Física. O Curso teve início em agosto e segue até a véspera do Exame Nacional do Ensino Médio, com aulas ministradas aos sábados nas instalações do Colégio Diocesano. Tudo gratuito, inclusive com a oferta de lanche. Ação semelhante foi registrada em 2017 e em 2018, inclusive quando foi constatado o ingresso de vários jovens nas instituições de ensino superior.

PROJETO JUVENTUDE CIDADÃ

Consiste na oferta de palestras e abertura de debates, em escolas públicas municipais de Garanhuns, onde são discutidos, junto aos adolescentes, assuntos ligados ao combate ao uso de drogas.

Através dessa ação também beneficiamos 100 (cem) crianças e adolescentes, em ambos os gêneros, com ações esportivas e de recreação, ministradas no Parque Euclides Dourado. A ação consiste na oferta gratuita do material esportivo para a prática de modalidades, como: futebol, futsal; basquetebol e voleibol; todas ministradas por profissionais de Educação Física.

Também atendemos em parceria com o IBEEC e a AESGA, com ações de voleibol e futsal 150 (centro e cinquenta) crianças e adolescentes de diversos bairros de Garanhuns. As ações são ministradas no Ginásio da AESGA e contemplam meninos e meninas dos 10 aos 15 anos de idade.


PROJETO ESCOLA NO CINEMA

Baseado no oferecimento gratuito de transporte, lanche e ingresso para que os alunos possam assistir a uma sessão no Cine Eldorado, a iniciativa já beneficiou cerca de 4 mil estudantes das escolas municipais entre os anos de 2017 e 2019. O conteúdo dos filmes, todos atendendo a faixa etária dos alunos, bem como os valores apresentados em cada trama, são abordados, pedagogicamente, em sala de aula quando do retorno dos estudantes as suas respectivas escolas.


PROMOÇÃO E APOIO ÀS AÇÕES ESPORTIVAS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO






Contemplando diversos públicos, sobretudo os jovens, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer promove e apoia competições esportivas em diversas modalidades, a exemplo de Futebol de Campo; Futsal; Corrida de Pedestrianismo; Voleibol; Basquete; Artes Marciais e Esportes Radicais, que acontecem tanto nas áreas centrais da Cidade, quanto nos bairros periféricos e nas localidades rurais.

Também foi instituído o Bolsa Atleta Garanhuns, que atualmente contempla 15 (quinze) atletas de rendimento com incentivo financeiro que auxilia em seu desenvolvimento atlético. 

COORDENAÇÃO DE UMA CÂMARA TÉCNICA COM A FINALIDADE DE COIBIR O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS, POR CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE GARANHUNS

A ação buscou coibir o consumo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, por crianças, adolescentes e jovens nos espaços públicos de Garanhuns. Para tanto foi criado um Grupo, a partir de uma convocação do Ministério Público de Pernambuco, sendo composto por membros do Governo Municipal de Garanhuns, através do CAPS AD e das secretarias de Educação; Assistência Social e Juventude; Polícia Militar; Polícia Civil; Conselho Tutelar; Guarda Municipal; Liberdade Assistida e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), haja vista essa problemática ser responsabilidade de todos, inclusive dos Governos nas esferas estaduais e federais.


Durante o funcionamento da Câmara Técnica foram realizadas campanhas educativas e ações de abordagens a comerciantes, sobretudo aqueles que comercializam thinner, cola de sapateiro e bebidas alcoólicas, tanto no centro da Cidade, como em bairros periféricos. Também foi instituído um Decreto Municipal que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos, exceto durante eventos festivos.    


AÇÕES DE LAZER E PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Tendo como base o Parque Euclides Dourado, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer oferta duas Academias Públicas; uma de baixa intensidade e outra de musculação, além da promoção de diversas atividades de lazer e prática de exercícios físicos, a exemplo de atividades de Dança; Funcional; Ginástica Aeróbica e Localizada; Step; Step Dance e Jump.  


Ainda no Parque Euclides Dourado são promovidos ou apoiados pela Prefeitura de Garanhuns diversos eventos de lazer e entretenimento, todos com ênfase na Juventude, como Rodas de Sanfona; Exposições; Programações Esportivas; Musicais e Culturais; Feiras de Artesanato e ações estudantis, bem como Aulas de Ritmos; atividades de leitura e sessões no Planetário, entre outros.


Também no Parque Euclides Dourado, que funciona todos os dias, sobretudo sábados, domingos e feriados, recebendo a cada dia um número maior de visitantes, são realizadas continuas ações de melhoria na segurança e nos equipamentos públicos de forma a garantir o bem estar dos seus visitantes, assim como a prática de modalidades esportivas como futsal; voleibol; basquete; corrida; caminhada; voleibol de areia; futevôlei e futebol de areia; bem como skate, capoeira e atividades de artes marciais.






As ações também chegam às comunidades periféricas, a exemplo do bairro Dom Hélder Câmara,  a Cohab 3, mais precisamente no Lulão, onde centenas de jovens e adolescentes são contemplados por atividades esportivas no Ginásio de Esportes da comunidade, que é gerenciado pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, bem como na Cohab 1, que conta com um espaço esportivo, de recreação e de lazer viabilizado numa parceria entre a Prefeitura de Garanhuns; a ONG Love Futebol; empresa Ferreira Costa e o Governo do Estado, através da Lei de Incentivo ao Esporte Estadual. Ação semelhante está sendo realizada no Parque Fênix, onde a Quadra de Esportes da Escola Miguel Arraes está sendo revitalizada para atender àquela comunidade. 

AGORA A MINHA OPINIÃO

O Combate ao consumo de Drogas lícitas e ilícitas por parte dos Jovens é uma ação de todos: Família; Igrejas; Escolas; Faculdades; Órgãos e Grupos de Serviço; Sociedade; Governos, não apenas na esfera municipal, mas também estadual e federal; no aparelhamento das Polícias para coibir o tráfico; na consciência do comerciante que vende bebidas alcoólicas para adolescentes, enfim, a problemática é de todos e todos devem se engajar e fazer a sua parte para resolver.


Independente da abrangência e da quantidade de jovens atendidos, a Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer vem fazendo a sua parte sim e tem políticas públicas eficazes voltadas ao público juvenil.


É preciso fazer mais do que apontar o dedo ou apenas escrever que "não há políticas públicas para os Jovens em Garanhuns"; que "o Parque Euclides Dourado está saturado"; que é da "classe média" ou que "estava fechado no dia 7 de setembro", sendo que, desde janeiro de 2017, aquele espaço, o principal de Garanhuns nos segmentos de esportes, lazer e prática de exercícios físicos, não deixou de funcionar um só dia sequer.

Temos dificuldades? Temos! Qual o órgão público que não tem? Estamos revolucionando o auxílio ao jovem? Não! Ainda falta muito! Porém temos a certeza de que, quem analisa o trabalho sem a venda da hipocrisia, sabe que estamos trabalhando muito, certamente além das possibilidades, para levarmos políticas públicas eficazes para os nossos Jovens. Porém, cabe um questionamento para finalizarmos esse misto de prestação de contas e desabafo: o que você está fazendo por nossa juventude?”.  

Carlos Eugênio é jornalista e exerce a função comissionada de Secretário de Juventude, Esportes e Lazer de Garanhuns desde 1º de janeiro de 2017.