segunda-feira, 30 de setembro de 2019

ÁGUAS BELAS: Justiça nega Pedido para Anular Sessão que Rejeitou Contas de Genivaldo Menezes

 

O juiz Rômulo Macêdo Bastos, da comarca de Saloá, confirmou, na última quarta-feira, dia 25, a legalidade da sessão da Câmara de Vereadores de Águas Belas que rejeitou as contas do ex-prefeito Genivaldo Menezes Delgado (PCdoB). O ex-prefeito havia entrado com pedido de anulação da sessão, alegando que houve omissão dos vereadores que julgaram suas contas, descumprindo uma liminar da justiça que determinava a suspenção da sessão de julgamento.

“Apesar de informado da existência da decisão liminar, [a Câmara de Vereadores] realizou a sessão de julgamento, mesmo sob protesto de vereadores que alegavam a desobediência à decisão judicial”, argumentou o Ex-prefeito. No entanto, o então presidente da Câmara de Vereadores à época, Eunias Murici, contestou a versão de Genivaldo, afirmando que o endereço de e-mail para o qual foi enviada a intimação da decisão não correspondia ao e-mail correto daquela Instituição. Ele explicou que a Câmara foi informada do mandado por vereadores na sessão.

Após as análises dos autos, o juiz Rômulo Macêdo considerou pertinente o processo de julgamento das contas de Menezes, explicando que só haveria motivo para a suspensão da sessão em caso de recebimento da intimação pela casa legislativa. “Não há como presumir que a intimação alcançou o seu objetivo. Houve apenas a notícia do fato pelos presentes na sessão, porém a intimação foi irregular, pois não havia o e-mail de intimação na caixa postal da Câmara Municipal.” E completou: “Não assiste razão ao embargante (Genivaldo) quanto a existência das omissões aduzidas.”

A decisão do juiz Rômulo Macêdo Bastos, ratifica a posição semelhante adotada, em 2017, pelo juiz da comarca de Águas Belas, Lucas Tavares Coutinho, já havia derrubado a liminar de Genivaldo antes de ela ser transferida para a comarca de Saloá. Com a confirmação da votação na Câmara, Genivaldo pode ficar inelegível e deixar de disputar o pleito do próximo ano, em que tentará voltar ao cargo de Prefeito de Águas Belas, cargo que exerceu entre os anos de 2009 e 2016. (Com informações do Portal Agreste Violento)