segunda-feira, 30 de setembro de 2019

EM GARANHUNS: Polícia Federal realiza Operação e Encerra Serviços Clandestinos de Segurança

 

A Polícia Federal aqui em Pernambuco, através da Superintendência Regional e Delegacia de Caruaru deflagrou a Operação Segurança Legal IV, nas cidades de Recife, Paulista e aqui em Garanhuns. A ação visa combater às atividades clandestinas de segurança privada, como também coibir o porte ilegal de arma de fogo e a repressão de outros crimes.

Durante as abordagens dos Federais foram detectadas várias irregularidades nos locais que foram alvos das investigações. Alguns serviços clandestinos de segurança foram encerrados em diversos estabelecimentos e materiais típicos de segurança pública foram apreendidos. Houve também o flagrante por porte ilegal de arma de fogo de calibre permitido de um segurança que estava exercendo suas atividades numa empresa sem autorização da PF, que é o órgão responsável pela regulação e controle da atividade de segurança privada em todo o País.

A Operação ocorreu simultaneamente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, envolvendo o trabalho do órgão central e de mais de 95 unidades de Polícia Federal distribuídas por todo o território nacional. Ao menos 318 empresas de segurança e estabelecimentos foram fiscalizadas em todo o País.

A PF esclarece que um erro muito comum da população é acreditar que só a segurança armada necessita de autorização federal. Na verdade, a Lei não faz tal distinção, e toda atividade de segurança privada, seja armada ou desarmada, necessita de autorização federal. Mesmo na atividade desarmada, por exemplo, os vigilantes, para exercerem a profissão, precisam se capacitar através de um curso de formação, e fazer um curso de reciclagem de 2 em 2 anos, tudo sob fiscalização da Polícia Federal. (Com informações e imagens da PF/Pernambuco)