terça-feira, 28 de janeiro de 2020

CRO e Polícia realizam Flagrante de Exercício Ilegal da Odontologia em Garanhuns

 


Nessa segunda-feira, dia 27, a fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), em conjunto com Policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar de Garanhuns, realizou flagrante de Exercício Ilegal da Odontologia aqui em Garanhuns. O Conselho visualizou a prática ilegal durante fiscalização de rotina e acionou as forças policiais que acompanharam a ação. No local, encontraram toda a estrutura para atendimento odontológico e o denunciado.

A equipe de policiais e fiscais encontrou o acusado, de identidade não registrada, com paramentação odontológica e de posse de instrumentais. "O local dispunha de toda estrutura de consultório odontológico, como cadeira odontológica e outros equipamentos, mas não apresentava nenhuma documentação junto à Vigilância Sanitária, Prefeitura, Bombeiros e nem inscrição junto ao CRO. Também apresentava irregularidades de biossegurança", explicou o chefe do setor de fiscalização do CRO-PE, que também não revelou o local da autuação. "O acusado, a princípio, não confirmou os atendimentos como Dentista. Entretanto, identificamos fichas clínicas nas quais ele prescrevia tratamentos odontológicos utilizando o seu nome com a numeração/identificação do CRO de um profissional de outro Estado", complementou o chefe do setor de fiscalização do CRO-PE, que também não teve seu nome revelado pela Assessoria do Conselho Regional de Odontologia.

Após constatação do exercício ilegal, o acusado foi conduzido para a DP da 135° Circunscrição de Garanhuns a fim de prestar depoimento e maiores esclarecimentos. O acusado responderá inicialmente por crime previsto no artigo 282 do Código Penal. A Polícia averígua, ainda, o caso de se responder a falsidade ideológica. Este é o quarto caso em janeiro de exercício ilegal da Odontologia que resulta em flagrante devido à atuação conjunta do Conselho e da Polícia. O CRO-PE tem recebido, apurado e, quando confirmado a prática ilegal, encaminhado às autoridades competentes a resolução dos casos. (Com informações do CRO-PE. CONFIRA)