quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

SUPOSTO ESTUPRO DE ESTUDANTE NO CAIC: Prefeitura e Conselho Tutelar garantem ter Adotado todas as Providências ao Saber da Denúncia. Polícia segue Investigando Caso envolvendo Menina de 9 Anos


Representantes das Secretarias Municipais de Educação e da Mulher; do Conselho Tutelar, bem como da gerência da Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias, o CAIC, estiveram concedendo entrevista coletiva a Imprensa na tarde de ontem, dia 7, para tratar do suposto caso de estupro de vulnerável, que segundo relatos da Mãe da Vítima, de apenas 9 anos, teria ocorrido no último dia 27 de setembro, no CAIC, unidade educacional localizada na comunidade do Indiano.

De acordo com a Mãe da suposta Vítima, a Menina teria sido abusada por três jovens em um vestiário próximo a Quadra de Esportes do CAIC. Ela também relatou que a menina estaria sendo ameaçada e coagida pelos autores do crime, que ainda segundo a Mãe, têm entre 16 e 17 anos. 

Ainda de acordo com Mãe da Vítima, após o suposto crime, a Menina que reside numa localidade rural de Garanhuns e que vai à Escola usando o transporte escolar, foi transferida para outra Unidade Escolar. A Mãe também registrou que procurou o Conselho Tutelar e foi encaminhada a Polícia no dia 30 de setembro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a informação do crime relatado pela Mãe da estudante do CAIC só chegou ao conhecimento da Pasta na noite do último sábado, dia 4, e logo foram tomadas as providências cabíveis.

“No momento em que tomamos conhecimento, procuramos, imediatamente, as delegacias da Cidade, inclusive a Delegacia Regional, para saber se havia algum boletim de ocorrência e daí tomamos as providências que são legais na educação: fizemos o contato com a Gestão da Escola; com o Conselho Tutelar; com a Delegacia da Mulher e abrimos um processo administrativo interno para apurar tudo o que aconteceu nessa Escola. Estamos aguardando as investigações da Delegacia para que seja concluído todo esse processo”, registrou a secretária de Educação, Eliane Simões, durante a Coletiva.

Segundo o Conselheiro Tutelar, Stoni Costa, a Mãe e a Criança estiveram na Unidade do Conselho Tutelar no dia 30 de setembro para relatar o suposto estupro. “Adotamos o procedimento que sempre fazemos. Encaminhamos e acompanhamos a Mãe até a Delegacia da Mulher; pedimos que a Delegacia registrasse a queixa e encaminhasse a Criança para realização do exame sexológico e abrisse o Inquérito de Investigação”, pontuou Stoni.  

A Policia Civil registrou, através de Nota, que está investigando o caso desde que a denúncia foi feita junto ao Conselho Tutelar. Além disso, um Inquérito Policial foi instaurado e a Criança foi submetida a exames periciais no Instituto de Medicina Legal (IML) para verificar sinais de violência, sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar durante os procedimentos. As investigações, que estão a cargo da Delegada Graça Canuto, seguem em Curso. Ainda de acordo com a Polícia, mais informações sobre o caso serão prestadas após a conclusão das investigações. (Com imagens de reprodução da TV Jornal)

Clique em Player e confira a reportagem da TV Jornal sobre o caso: