sábado, 4 de janeiro de 2020

SEGURANÇA: Cinto de Três Pontos passa a ser Obrigatório em Todos os Assentos de Carros


Os veículos novos vendidos no Brasil vão ganhar novos itens de segurança obrigatórios a partir deste mês de janeiro. Isso por conta de duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), criadas em 2015, que vão passar a vigorar.

A que mais chama a atenção é a norma que estabelece que todos os carros vendidos no País tragam o cinto de segurança de três pontos e os apoios de cabeça para todos os ocupantes do veículo. Essa resolução passa a valer a partir do dia 29 de janeiro. Além disto, os carros devem oferecer fixação do tipo Isofix para cadeirinhas.

 

O cinto de três pontos, segundo especialistas, oferece uma proteção maior aos passageiros, quando comparado ao padrão normal subabdominal que alguns carros têm na posição central do banco traseiro, que só tem dois pontos de fixação. Mesmo que pareça algo banal, o encosto da cadeira garante maior apoio ao pescoço do passageiro, no caso de colisões traseiras.

Outra norma já está valendo. É a resolução que obriga que os veículos lançados a partir deste ano tragam, já de série, controle de estabilidade. Ele se enquadra nos aparatos de segurança ativa, aquela que age para evitar acidentes e não produzir danos. A lei vale para modelos inéditos e para os que passaram por grandes mudanças, como troca de geração. Para os carros que já estão em linha no País, e vão receber atualizações menores, como mudança de ano/modelo, ou até mesmo reestilização, a adoção obrigatória do controle de estabilidade está prevista para 2022.

ENTENDA O QUE É O CONTROLE DE ESTABILIDADE - O controle de estabilidade, conhecido como ESC ou ESP, em linhas gerais, serve para impedir que o veículo saia de sua trajetória original. Ele "segura" o carro em curvas que são mais fechadas, pistas molhadas ou, até mesmo, escorregadias.

Esta tecnologia é possibilitada por meio de sensores. Quando estes detectam que o veículo está saindo do controle, fazem uma central reduzir o giro do motor, ou, se necessário, acionar os freios. Este é um item de segurança muito importante, e já é obrigatório há alguns anos na Europa e nos Estados Unidos. (Com informações do JC Online. CONFIRA)