terça-feira, 21 de janeiro de 2020

ENEM CORRIGIDO, SISU ABERTO: Após correções do Inep, saiba como conferir nota do ENEM e se Inscrever no SISU

 

Agora, está tudo certo! Segundo o Governo Federal, as quase seis mil provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) que continham erro na correção foram ajustadas. Os estudantes já podem conferir qual é a sua real nota e se inscrever nos programas que são a porta de entrada dos candidatos no ensino superiorcomo o Sisu, que teve prazo de inscrições ampliado.

COMO CONSULTAR A NOTA? - Para consultar o resultado, é preciso usar uma senha já cadastrada, que deve ser inserida na Página do Participante. Se o estudante não lembra a senha, ele pode fazer a recuperação dos dados, seguindo os seguintes passos:

1 - Acessar a Página do Participante
2 - Responder ao desafio de figuras solicitado no campo;
3 - Inserir o CPF;
4 - Clicar em "esqueci minha senha" no canto inferior direito da tela;
5 - Clicar em "enviar senha";
6 - Aguardar uma nova senha ser enviada para o seu e-mail cadastrado;
7 - Assim que tiver a nova senha, digitá-la no sistema para conferir o resultado.

O MEC orienta o estudante a conferir tanto a caixa de entrada do e-mail quanto a pasta de spam, pois a mensagem pode ser direcionada pra lá. Ainda de acordo com o MEC, caso o candidato não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado no site do Enem, ele pode alterar o endereço. Mas é preciso lembrar o e-mail anterior e responder a perguntas de confirmação. O MEC também disponibilizou um telefone para consultas: 0800 616161.

SISU FICARÁ ABERTO POR MAIS DOIS DIAS – Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e não zeraram a redação podem se inscrever, a partir de hoje, dia 21, até domingo, dia 26, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma online que reúne 237.128 vagas em cursos de graduação de 128 universidades e institutos públicos de todo o Brasil. A ampliação de mais dois dias nas inscrições, deu-se por causa das falhas ocorridas na correção de algumas provas do Enem. Conforme o MEC, está mantida a data de divulgação do resultado, 28 de janeiro.

O candidato deve acessar o endereço: www.sisu.mec.gov.br e informar seu número de inscrição do Enem 2019 e a senha. Ele escolhe até dois cursos (iguais ou diferentes) em qualquer universidade participante. Enquanto o Sistema estiver aberto – serão seis dias de inscrição – o jovem poderá alterar suas opções quantas vezes quiser. Uma vez ao dia, o MEC vai informar a menor nota do estudante que conquistou a vaga por curso. Caso o vestibulando tenha ficado de fora, tem chance de procurar aprovação em outra graduação.

VAGAS EM PERNAMBUCO - Quem pretende ingressar numa faculdade pública de Pernambuco terá 14.931 vagas à disposição no Sisu. Do total de vagas do Estado, 7.902 vão para quem estudou em Colégio Particular e 7.029 para egressos da Rede Pública ou que tem direito a alguma política afirmativa.

Participaram as universidades federais de Pernambuco (UFPE), Rural (UFRPE) e a Estadual (UPE), além dos institutos federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão). Há opções no Recife e em mais 15 municípios, sendo dois na Região Metropolitana (Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho) e os demais no interior.

Ao se inscrever, é importante que o candidato observe se tem direito a concorrer pelo sistema de cotas, válido para quem estudou em escola pública. Vale também observar se dá para requerer bônus de 10% na média final do Enem, válida, em Pernambuco, na UFPE e na UFRPE, e apenas para quem é de fora do Grande Recife e vai concorrer nos câmpus do interior. (Com informações do JC Online. CONFIRA)