quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

GARANHUNS: Grupamento de Bombeiros recebe Nova Viatura e Equipamentos de Combate a Incêndios


O 6º Grupamento de Bombeiros, instalado aqui em Garanhuns, foi contemplado com uma nova viatura de Combate a Incêndio e Salvamento, bem como com novos Equipamentos Operacionais.

A solenidade de entrega dos novos equipamentos viabilizados pelo Governo do Estado foi realizada na manhã de ontem, dia 14, e contou com a presença de autoridades e personalidades locais, dentre elas: o deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB); os vereadores Betânia Monteiro e Audálio Filho, bem como o Tenente-coronel Iremberg Barros, que comanda o Grupamento de Bombeiros aqui em Garanhuns e o presidente da CDL/Garanhuns, Geraldo Nogueira.

"Antes mesmo do caso do incêndio de uma loja no centro da Cidade, este veículo já havia sido adquirido com recursos do Governo do Estado. Conseguimos antecipar sua chegada, para suprir a lacuna. Solicitamos o empenho de todas as instâncias para que pudéssemos contar com esta viatura o quanto antes, e ficamos felizes de poder hoje entregar, junto ao Tenente coronel Iremberg Barros, e representando o governador Paulo Câmara, uma nova viatura, completa, que terá grande importância para a nossa região", ressaltou o deputado Sivaldo Albino.

INCÊNDIO EM GARANHUNS - Como lembrou o Deputado, a chegada dos novos equipamentos acontece após o registro de um incêndio de grandes proporções no Centro de Garanhuns, no último mês de novembro, ocasião em que uma loja de tecidos foi totalmente destruída. Durante a ocorrência, o Corpo de Bombeiros não pôde atuar com mais agilidade por conta da falta do Auto Bomba Tanque (Caminhão de Combate a Incêndio), que não estava na Cidade, pois apresentara defeito e fora encaminhado para manutenção em Recife (relembre clicando AQUI)

“Eles, os Bombeiros, foram chamados, mas, ao chegar ao local não havia água. A equipe contou com ajuda de dois caminhões-pipa da Prefeitura para controlar o incêndio, mas já era tarde e a loja foi destruída”, relatou um comerciante que atua na rua Melo Peixoto, na época do ocorrido.

Apesar das explicações do Tenente-coronel Iremberg Barros, de que ao identificar a quebra da peça, determinou que a Viatura fosse levada para Recife, já que Garanhuns não tem assistência técnica para esse tipo de ocorrência e que fora determinado que, para suprir a falta, um carro de Belo Jardim viesse para Garanhuns, a falta dos equipamentos e os procedimentos que tiveram que ser adotados pelo Corpo de Bombeiros durante o Incêndio geraram diversas críticas na Cidade, sobretudo da classe empresarial, através da CDL/Garanhuns. 

“Não é concebida a ideia de em uma ocasião de urgência, o Corpo de Bombeiros de Garanhuns não possuir veículo apto a real necessidade do combate a Incêndios”, chamou a atenção o presidente da CDL/Garanhuns, Geraldo Nogueira, em nota distribuída à Imprensa na época do Incêndio (relembre clicando AQUI). (Com imagens de Thomas Ravely/Divulgação)