sábado, 18 de janeiro de 2020

FUNDEB EM GARANHUNS: Sindicato dos Professores se Pronuncia sobre Arquivamento de Denúncia contra a Prefeitura



O Sindicato dos Professores de Pernambuco (SIMPRO-PE) se pronunciou quanto ao arquivamento da representação formulada perante ao Ministério Público Federal (MPF), pela então presidente do Conselho de Fiscalização do Fundeb, Ana Paula Oliveira Soares, contra a Prefeitura de Garanhuns. O Conselho questionava a transferência de valores desbloqueados do Fundeb e o arquivamento por parte do MPF se deu pela falta de indícios de ilegalidades cometidas pelo Governo de Garanhuns.

Sem se referenciar ao arquivamento, a entidade emitiu Nota enaltecendo o trabalho do Conselho do Fundeb. “O SINPRO/PE vem através desta ressaltar e parabenizar mais uma vez o importante trabalho realizado pela presidente do Fundeb, Ana Paula Soares durante o período em que ficou à frente do Conselho (março de 2017 a março de 2019)”. Ainda segundo o SINPRO, “dentro da Lei e das suas atribuições, que a maioria dos membros do Conselho (do Fundeb, de Garanhuns) decidiu pela denúncia, está feita sobre a transferência, tão somente sobre isto. Em momento algum o Conselho questionou como o valor foi gasto”, pontuou a Direção Regional do Órgão. 

“Também queremos deixar claro para a população que nenhum membro do Conselho, nem tão pouco a Presidente, nunca usou das suas atribuições para atacar e/ou denegrir gestores ou entidades as quais tem o dever de fiscalizar”, pontuou o SINPRO/PE, na Nota distribuída a Imprensa. 

A Nota emitida pelo Sindicato veio após o Governo Municipal de Garanhuns repudiar, também em Nota Oficial, que “qualquer pessoa se utilize dos Conselhos e suas atribuições, com o fito de atacar pessoalmente Gestores ou Entidades a quem fiscalizam de maneira açodada, quando demonstrado que os atos estavam cobertos pelo manto da legalidade”. A posição da Prefeitura deu-se após a então presidente do Conselho do Fundeb divulgar o teor da denúncia em Blogs e Emissoras de Rádio, antes mesmo de comprovar se haveriam irregularidades no procedimento adotado pela Municipalidade.

RELEMBRE O CASO – Em dezembro de 2018, durante entrevista veiculada no programa ‘O Arraiá de Gláucio Costa’, da Marano FM, a então presidente de Conselho Municipal do Fundeb, em Garanhuns, Ana Paula Oliveira, registrou uma decisão do Conselho em levar denúncias ao Ministério Público Federal e a Câmara de Vereadores quanto a supostas irregularidades na movimentação de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), aqui em Garanhuns.

De acordo com a Presidente, após um desbloqueio de cerca de R$ 4 milhões de reais de recursos do Fundeb, por parte da Justiça, a Municipalidade teria, segundo Ela, feito uma transferência de parte do valor (cerca de R$ 1,5 milhão) da conta do Fundeb para a conta da Prefeitura. “Entendendo que não pode haver essa transferência foi que coloquei para ser votada pelos Conselheiros, para que pudéssemos levar essa denúncia a Câmara de Vereadores e ao Ministério Público Federal, no que se refere a essa transferência de recursos”, pontuou Ana Paula, durante a entrevista concedida ao radialista Gláucio Costa.