domingo, 14 de outubro de 2018

GARANHUNS: Possíveis Candidatos a Prefeito já se Articulam de Olho em 2020

 

Diz uma máxima na política que nem bem termina uma eleição para que já comecemos a discutir a próxima. E esse quadro já é realidade aqui em Garanhuns, inclusive com postulantes declarados a cadeira de Prefeito, que hoje está ocupada por Izaías Régis (PTB). Sivaldo Albino (PSB), Zaqueu Lins (PRB) e Haroldo Vicente (PSC) são considerados nomes certos na disputa.

Após conquistar mais de 18 mil votos na recente eleição para Deputado Estadual, sendo quase 15 mil deles aqui em Garanhuns, Sivaldo já teria declarado que voltará a disputar o mandato de Prefeito, em 2020. 1º Suplente da Coligação PSB-MDB-PSD, Albino vive a expectativa de assumir o mandato já em janeiro próximo, caso o Governador resolva convocar algum dos 15 eleitos da Coligação para compor a sua equipe no novo Governo. Albino disputou a Prefeitura em 2016 e obteve 23,71% dos votos válidos, sendo derrotado por Izaías Régis por uma diferença de 28.964 votos.

Outro político que já teria declarado que vai disputar a Prefeitura de Garanhuns nas eleições de 2020 é o vereador Zaqueu Lins (PRB). Lins é Vereador desde 2000, tendo sempre estado entre os Parlamentares mais votados no Município. Destaque para as Eleições Municipais de 2008, quando obteve 3.926 votos e para a disputa estadual de 2014, quando, com o apoio de Izaías Régis, obteve 23.504 votos para o cargo de Deputado Estadual, ficando como suplente.


Outros Vereadores também podem se viabilizar para disputar a Prefeitura em 2020. Destaque para o economista Audálio Filho (PSC), que tem três mandatos de Vereador, já presidiu a Câmara e assumiu a Prefeitura por algumas ocasiões, durante viagens do Prefeito Izaías Régis. Os nomes de Alcindo Correia (PCdoB); Betânia da Ação Social (PTB) e Daniel da Silva (PSC) também são cotados para disputar a Prefeitura, porém, a exceção de Zaqueu, todos dependem do resultado das eleições para Presidente da Câmara para definir seu futuro político.

HAROLDO – Depois de ter o nome citado por diversas vezes pelo Prefeito Izaías Régis como seu possível candidato a sucessor, Haroldo Vicente (PSC), atual vice-prefeito de Garanhuns, segue discreto e não comenta a possibilidade de vir a disputar a Prefeitura em 2020. Estrategicamente ou não, o fato é que Régis deixou de externar sua preferência por Haroldo há algum tempo, porém, nos bastidores da Prefeitura, Vicente segue se inteirando do funcionamento da máquina pública; participa de decisões; ajuda a contornar crises e, principalmente, se mantém próximo ao Prefeito.

OUTROS NOMES COTADOS PARA A DISPUTA - Apesar de nunca terem se pronunciado publicamente a respeito do assunto, os nomes de Pedro Falcão (PSB), reitor da UPE; dos empresários Mano Imóveis, Hélder Carvalho (PT) e Thiago Paes (PSL); do Coronel Campos (PSL) e do Deputado Federal Eleito Fernando Rodolfo (PHS) também são incluídos nas rodas políticas da Cidade como possíveis e fortes candidatos a Prefeito de Garanhuns visando o pleito municipal de 2020.

Vale registrar que nenhum dos nomes citados na reportagem chegou a declarar publicamente suas pretensões em vir disputar o cargo de Prefeito de Garanhuns, tendo apenas seus nomes citados, de forma especulativa, nas rodas políticas do Município.