quinta-feira, 25 de outubro de 2018

UFPE terá dois Novos Cursos em 2019

 

Dois novos cursos serão ofertados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2019: Bacharelado em Artes Visuais e Engenharia de Telecomunicações, ambos no Recife e cada um com 20 vagas. As graduações serão incluídas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo que a UFPE integra e é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o próximo ano, a UFPE terá 6.972 vagas no Sisu, 20 a mais que as ofertadas em janeiro deste ano. A previsão é abrir as inscrições em janeiro.  Para concorrer, é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 4 e 11 de novembro. Metade das vagas é destinada a quem estudou todo o ensino médio em escola pública. Outra novidade, já anunciada pela instituição, é a mudança de pesos e/ou notas mínimas em 12 graduações.

Com a migração da cidade de Goiana da Zona da Mata para a Região Metropolitana do Recife, a UFPE anunciou também a retirada da concessão de bônus regional para candidatos do município que pretendem ingressar no câmpus de Vitória de Santo Antão.

CONHEÇA OS CURSOS DA UFPE - Engenharia de Telecomunicações vai fazer parte do conjunto de vagas do CTG. Os aprovados ingressam na engenharia e só após um ano de curso definem qual área vão seguir. As 20 vagas da nova graduação foram subtraídas da engenharia eletrônica, que passa a ter também 20 vagas. “Percebemos um crescimento das telecomunicações, com telefonia celular, robótica, internet das coisas. Os alunos de eletrônica já estudavam telecomunicações. O que fizemos foi separar em dois cursos”, explica o chefe do Departamento de Eletrônica e Sistemas, Joaquim Martins. Sobre o Bacharelado em Artes Visuais, a UFPE diz que “o mercado de trabalho para esse profissional é a atuação no circuito da produção artística e também em áreas correlacionadas em que se requer o potencial criativo aliado ao conhecimento da área das artes visuais”. (Com informações do Blog do Fera/JC Online. CONFIRA)