sábado, 20 de outubro de 2018

A DITADURA NA DISPUTA ELEITORAL: Jornalista faz Análise do Cenário de Intolerância vivido no Brasil

 

Com o título ‘Um confronto de Bolhas’, o jornalista Igor Maciel traz no editorial da coluna Pinga-Fogo, que assina diariamente no Jornal do Commercio, uma análise do atual momento que vivemos, em que partidários, tanto de Bolsonaro, quanto de Haddad, não aceitam opinião divergentes. Confira o texto que está publicado no JC de hoje, dia 20:     

“Na pesquisa Datafolha desta semana, os entrevistados responderam se acreditam que pode haver nova ditadura no País. Entre os eleitores de Bolsonaro (PSL), 65% dizem não haver nenhuma chance. Entre os eleitores de Haddad (PT), 53% dizem haver muita chance de uma ditadura. Os números são um retrato de como esta eleição está se tornando um confronto de bolhas.

Na bolha do PT, o inimigo é Bolsonaro, pintado como um futuro ditador, fascista e obediente ao imperialismo norte-americano. É quase um retorno à Guerra Fria. Na bolha do PSL, Bolsonaro é um democrata, cristão, em guerra santa contra os petistas que são, sem exceção na opinião geral, bandidos e só.

O que não se está percebendo nessa guerra de versões, é a ditadura já constituída na disputa eleitoral. Não fazer parte de uma ou de outra bolha virou “crime”. Um dos conceitos para “ditador” é o de que ele “não aceita oposição para seus atos ou ideias”. Um dos aspectos da ditadura é que meios de comunicação devem ser “alinhados com um discurso oficial” para não serem atacados. Algo que já vem acontecendo faz tempo, aqui, no presente. E tem gente só preocupada com o futuro”. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)