quinta-feira, 4 de março de 2021

ATÉ O MOMENTO: Prefeito de Iati é o único no Agreste Meridional a formalizar Interesse em Participar de Consórcio Nacional para Compra de Vacinas contra a COVID-19. Prazo de Adesão se Encerra nessa Sexta

O Prefeito de Iati, Tonho de Lula (PSB) foi o único, até o momento, dentre os governantes dos Municípios do Agreste Meridional a oficializar o interesse em participar do consórcio nacional para compra de vacinas contra a COVID-19, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Ao todo, segundo dados foram atualizados pela Frente nessa quarta-feira, dia 3, Prefeitos de 39 Municípios Pernambucanos já oficializaram o interesse em participar do Consórcio. O prazo dado para que as Cidades façam a adesão é a sexta-feira, dia 5. Dentre os Municípios que já aderiram ao Consórcio estão Arcoverde; Venturosa; Pombos e Barreiros, além do Recife e de Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina.

A FNP reúne Prefeituras de Cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer Município pode aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas. Até então, a aquisição e a distribuição das vacinas são coordenadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. A previsão é de que a Associação seja constituída, legalmente, até 22 de março para que, depois disso, possa atuar na aquisição de imunizantes. No último dia 23 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por unanimidade, a autorização para que os Estados e Municípios comprem e distribuam vacinas contra a COVID-19 caso o Governo Federal não cumpra as metas do Plano Nacional de Imunização.

GARANHUNS – Na manhã de ontem, dia 3, durante participação na reunião ordinária da Câmara de Vereadores, onde esteve para detalhar o andamento da vacinação contra a COVID-19 em Garanhuns, secretária de Saúde, Catarina Tenório, registrou que a intensão do Prefeito Sivaldo Albino (PSB) é adquirir doses da vacina contra a COVID-19, assim que houver a “liberação”. A expectativa é que diante dessa posição, o Governo de Garanhuns possa oficializar o interesse em participar do Consórcio liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). (Com informações do G1 PE. CONFIRA)