domingo, 28 de março de 2021

Ministério Público Federal recomenda Suspensão na Vacinação de Profissionais de Saúde que não desempenhem Atividade de Risco

Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e defensorias públicas da União (DPU) e do Estado de Pernambuco (DPPE) expediram recomendações para que seja suspensa a vacinação contra COVID-19 de profissionais de saúde que não atuem no atendimento direto a pacientes, na vigilância, na regulação ou na gestão em saúde.


Os documentos são direcionados às secretarias de Saúde dos municípios de Garanhuns, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha, entre outros de áreas de atribuição da Procuradoria da República em Pernambuco. A recomendação aos municípios do Agreste Meridional tem assinaturas das procuradoras da República, Ticiana Nogueira, Natália Soares e Polireda Madaly Medeiros. 

O objetivo é suspender imediatamente a vacinação dos profissionais de saúde que atuem em estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginásticas, clubes, salões de beleza, clínicas de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal. A única exceção é para os profissionais que já tenham recebido a primeira dose da vacina, que poderão receber a segunda, para evitar desperdício do imunizante. 

Na recomendação, requer-se ainda que seja ampliada a vacinação das pessoas idosas, avançando nas faixas etárias até atingir todos o grupo dos maiores de 60 anos e, na sequência, dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. Clique AQUI para conferir a recomendação na Integra.

QUER SABER MAIS SOBRE O CARTÃO DE TODOS? CLIQUE AQUI.