terça-feira, 23 de março de 2021

AGORA É OFICIAL: Aniversário de Garanhuns volta a ser Feriado Municipal


Agora é oficial. A partir do próximo ano e até que haja uma nova mudança, o município de Garanhuns voltará a comemorar seu aniversário no dia 4 de fevereiro, inclusive sendo um Feriado Municipal. É que após aprovado pela Câmara de Vereadores um Projeto de Lei de autoria do vereador Alcindo Correia (PTB), o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) sancionou a Lei nº 4752/2021, oficializando a mudança.  


De acordo com a nova Legislação os feriados municipais a serem vivenciados em Garanhuns são os seguintes: 4 de fevereiro (Elevação de Garanhuns à categoria de Cidade); Sexta-Feira da Paixão (data móvel); Corpus Christi (data móvel); o dia 13 de junho (Santo Antônio – Padroeiro de Garanhuns); e o dia 24 de junho (São João). Ainda segundo a Lei publicada no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje, dia 23, também será considerado de “relevância histórica” o dia da elevação de Garanhuns à condição de Vila, 10 de março de 1811, “data essa que poderá ser comemorada pelo Poder Público Municipal”, segundo a Lei Municipal. 


Com essa mudança, todo o processo vivenciado em 2013, quando foi extinto o feriado de aniversário da Cidade em 4 de fevereiro, sendo instituído o dia 10 de março, como o 'Dia de Garanhuns', e com as comemorações vivenciadas no segundo domingo de março, foi cancelado. 


DIA DE GARANHUNS – O Dia de Garanhuns foi criado com base em estudos do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, que defendeu, com a apresentação de documentos históricos, a tese de que o Município ao ser elevado à categoria de Vila, em 10 de março de 1811, ganhou toda uma organização e estrutura política, jurídica e econômica, com a Câmara de Vereadores, a Comarca e a Cadeia, instituições que caracterizam a condição de Cidade. 


QUER SABER MAIS SOBRE O CARTÃO DE TODOS? CLIQUE AQUI.