quarta-feira, 24 de março de 2021

RECONHECIMENTO: Luzinette Laporte e Padre Gabriel Hofstede são Homenageados em Garanhuns. Pedrão dos Correios; Dimas Pedrosa; Duda da Ceaga e Solón Gomes também são Valorizados

Após aprovação por unanimidade na Câmara de Garanhuns, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) sancionou as Leis Municipais nº 4.750 e 4.753, homenageando a professora Luzinette Laporte e o Padre Gabriel Hofstede, que a partir de agora, nomeiam duas novas Escolas Municipais de Garanhuns.


A nova escola que será inaugurada na comunidade da Brasília, no bairro São José, será denominada de Professora Luzinette Laporte de Carvalho. Trata-se de uma simples, porém justa homenagem a Educadora e Escritora. Natural de Catende e falecida aos 91 anos, em dezembro de 2017, Luzinette Laporte ensinou literatura nos principais e tradicionais colégios de Garanhuns, como também em faculdades de Letras. Foi secretária Municipal de Educação de Garanhuns e diretora do Departamento Regional de Educação de Pernambuco, atual GRE-AM. Como escritora, Luzinette Laporte lançou livros como “Um amor de mulher”; “A menina que falava com as coisas” e “O homem com girassóis no olhar”, entre outros.


Já o Padre Gabriel Hofstede dará nome a escola municipal que será inaugurada na rua Ernesto Dourado, n° 14, em Heliópolis. O Educandário fica bem próximo da sede da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde o Padre prestou serviços religiosos, humanitários e sociais. Falecido aos 86 anos, o Holandês Gabriel Hofstede viveu mais de 60 anos dedicando-se aos pobres e a Igreja Católica. Entre tantas ações missionárias, o ministério de Padre Gabriel em benefício dos mais pobres ganhava forte expressão na celebração do Grito do Excluídos, entre outras iniciativas marcantes, sobretudo aqui em Garanhuns.

OUTROS HOMENAGEADOS – Além de Luzinette Laporte e do Padre Gabriel Hofstede, o poder Legislativo de Garanhuns também homenageou as memórias de Pedro Albuquerque Sarmento Neto, o Pedrão dos Correios; do tabelião Dimas Souto Pedrosa; do comerciante José Leôncio da Silva Sobrinho, o ‘Seu Duda da Ceaga’ e do radialista Sólon Gomes, que a partir da sanção de Leis Municipais pelo Prefeito Sivaldo Albino passam a denominar ruas no Loteamento Massaranduba, no bairro Novo Heliópolis, aqui em Garanhuns.