terça-feira, 17 de julho de 2018

GARANHUNS: Visita de Vereadora a Posto de Saúde vira Caso de Polícia

 

Uma nova polêmica toma conta das rodas políticas da Cidade. É que uma visita da vereadora Betânia Monteiro (PTB) a um posto de saúde, ação que deveria ser normal, haja vista a função constitucional de fiscalização ao qual o cargo que exerce prevê, virou caso de Polícia. O fato aconteceu na última quarta-feira, dia 11, na Unidade Básica de Saúde do bairro José Maria Dourado, a Brahma.

A Parlamentar esteve acompanhada de assessores e do Blogueiro Kleber Cisneiros. O momento foi registrado através de gravações em áudio e vídeo, posteriormente divulgados nas mídias sociais. No Posto de Saúde, Betânia entrevistou duas Cidadãs, identificadas como Cícera (imagem acima) e Valdete da Silva, e constatou que a Médica do Posto estava de férias, assim como registrou a falta de alguns medicamentos e a demora na marcação de exames.

Depois da visita, a enfermeira responsável pelo Posto de Saúde da Brahma, Darliane Mendes Rodrigues, compareceu a 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, para registrar um Boletim de Ocorrência (BO), prestando queixa contra a vereadora Betânia Monteiro e seus assessores. Ela também citou o blogueiro Kleber Cisneiros na Ocorrência. Segundo a Profissional de Saúde, a visita causou constrangimento aos funcionários e prejudicou o atendimento no local.

Após a repercussão do fato, o Blogueiro e a Vereadora se pronunciaram através de notas. “Ficamos surpresos ao ver tal atitude desta Enfermeira, uma vez que tudo aconteceu da forma mais civilizada e cordial”, registrou Kleber Cisneiros, em seu Blog. “Posso garantir que tanto eu, quanto as duas pessoas que me acompanharam, em nenhum momento foram invasivas ou mal-educadas, trataram bem a funcionária e por esta também fomos bem recebidos”, pontuou a Vereadora Betânia, que garantiu que pretende acionar a Polícia Judiciária para que apure a suposta “comunicação falsa de crime”, uma vez que de acordo com a Parlamentar, a queixa prestada na Delegacia “não corresponde à verdade”.

Para a Prefeitura de Garanhuns, que divulgou nota sobre o assunto, a visita da Vereadora e do Blogueiro, bem como os atos de registrar e divulgar em áudio e vídeo o momento, têm objetivos sensacionalistas e políticos. A vereadora Betânia Monteiro integra a Bancada de Oposição na Câmara Municipal.

UNIDADE DE SAÚDE DA BRAHMA – De com a Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade Básica de Saúda da Brahma conta com 12 servidores, entre eles: uma médica que realiza 25 atendimentos diários às segundas, quartas e sextas-feiras. Além das visitas domiciliares ao longo da semana. 

A Pasta reconheceu que a Médica da Unidade está em gozo de férias, mas esclareceu que, durante o período, Médicos de outras unidades estavam recebendo demandas específicas da UBS José Maria Dourado, no intuito de não deixar a população desassistida. A Secretaria informou ainda, que também está realizando a contratação de médicos feristas, no intuito de substituir os profissionais em períodos de férias ou de licenças. A nota distribuída pela Prefeitura não fez menção a falta de medicamentos e a demora na marcação de exames registrada pela Vereadora.