terça-feira, 17 de julho de 2018

Saúde divulga Esquema de Atuação para 28º FIG

 

A Secretaria de Saúde de Garanhuns divulgou o plano de ação a ser executado durante o 28° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O intuito é garantir a saúde da população e dos turistas que estarão na cidade prestigiando o evento multicultural, que acontece de 19 a 28 deste mês. Os atendimentos de urgência e emergência estão garantidos nos principais polos do Festival, que vão contar com pontos de apoio da secretaria, além de uma equipe de servidores de prontidão.
                                                             
Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, a Secretaria de Saúde disponibilizará atendimentos de urgência e remoção de paciente para hospitais, durante todos os dias de programação no local, das 20 às 2h. Uma equipe estará disponível com uma estrutura fixa, onde estarão médico, profissional de enfermagem, e técnico de enfermagem além de uma ambulância para os casos mais graves. A pasta ainda vai dar apoio ao Camarote de Acessibilidade, que também está localizado no polo, com profissional técnico em enfermagem e materiais para primeiros socorros. 

Já no Parque Euclides Dourado, que recebe o Palco Pop/Forró, Circo e Pavilhão de Dança, os profissionais estarão se revezando com ponto de apoio e ambulância, das 13 às 21h e das 21 às 2h , nos dias em que houver programação no Palco Pop/Forró.

O Parque Ruber Van Der Linden, popularmente conhecido como Pau Pombo, onde acontecem as apresentações instrumentais no FIG, vai dispor de uma equipe técnica, das 17 às 21h. Ainda no Centro, no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, localizado no Espaço Colunata, estará disponível uma unidade móvel, com técnico de enfermagem, sempre das 13h às 21h.

FIQUE SABENDO – A pasta realiza também, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no período de 20 a 22, e nos dias 27 e 28 de julho, uma ação de com foco na prevenção e combate de HIV/Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). A ação acontecerá na Avenida Júlio Brasileiro, no ônibus da “Prevenção para Todos”, que funcionará das 14 às 20h. O Núcleo de Promoção à Saúde (NPS) também estará envolvido na realização das ações de assistência à saúde, além da divulgação de material educativo e distribuição de preservativos. Já a Vigilância Sanitária estará atuando em regime de plantão, realizando o trabalho de fiscalização na Praça Mestre Dominguinhos durante todos os dias do evento, bem como de outros polos que possuem barracas de alimentos; além de bares, restaurantes, hotéis e motéis.

SAMU - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará dando suporte nas demandas necessárias do evento. Disponibilizando a Unidade de Suporte Básico (USB) na Praça Mestre Dominguinhos, durante todos os dias de programação do polo. Na base do Samu Garanhuns estará disponível a Unidade de Suporte Avançado (USA), com médico, enfermeiro e condutor socorrista. A equipe do Samu estará localizada por trás dos camarotes, ao lado da base da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A ambulância também estará disponível para os casos de maior urgência, que necessitem do deslocamento do paciente para o Hospital Regional. (Com informações de Aquilles Soares e imagens de Camila Queiroz/SECOM/PMG)