domingo, 22 de julho de 2018

POLÊMICA: Justiça nega Liminar ao Ministério Público, mas Peça com Jesus como Transsexual se apresentará em Garanhuns de forma Independente

 

A Vara da Fazenda Pública de Garanhuns indeferiu nessa sexta-feira, dia 20, o pedido de liminar impetrado pelo Ministério Público de Pernambuco com o objetivo de obrigar o Estado a reincluir a peça “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”, que traz uma atriz transsexual no papel de Jesus Cristo, na programação do Festival de Inverno de Garanhuns deste ano.

"O controle judicial sobre os atos da Administração é exclusivamente de legalidade, sendo que, no caso, a análise do cancelamento é mérito administrativo. Assim, o cancelamento da peça teatral em questão com fulcro em critérios que traduzem o princípio do respeito ao sentimento religioso da comunidade, a meu ver, não afronta o princípio da dignidade humana", registrou o Juiz de Direito, Enéas Oliveira da Rocha (imagem ao lado), em sua decisão.


Na ação, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, requereu ao Poder Judiciário, não apenas a liminar, mas também, ao final do processo, que o Estado e o Município sejam condenados a pagar indenização de dez vezes o valor da peça, com o montante sendo revertido para campanhas contra a discriminação. "Ainda não tomamos conhecimento do inteiro teor da decisão. Vamos analisá-la e ver a possibilidade de recorrer ou não, inclusive a eficácia de eventual recurso, dada a iminência da data inicialmente prevista para a apresentação. De qualquer forma, mesmo indeferida a liminar de antecipação da tutela, esperamos o prosseguimento do processo para exame do que entendemos tratar-se de um caso de discriminação institucional do Estado e do Município", disse o Promotor Domingos Sávio (imagem ao lado) em entrevista ao JC.


CANCELAMENTO - "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu", cuja atriz transexual Renata Carvalho é a estrela principal, faz uma releitura de Jesus como se ele vivesse nos dias atuais como uma travesti, partindo da ideia de que Cristo viveria entre os marginalizados. O Espetáculo foi retirado da programação do 28º FIG, pelo Governo do Estado, após a posição contrária do Prefeito Izaías Régis (imagem acima); reforçada pela população nas redes sociais e ratificada por Instituições Religiosas, inclusive a Igreja Católica, por meio de nota oficial (imagem ao lado) assinada pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Jackson.

MESMO SEM AVAL DA JUSTIÇA, PEÇA SERÁ APRESENTADA EM GARANHUNS – Após ter sido retirada da programação do Festival de Inverno de Garanhuns e de uma Campanha de Financiamento Coletivo On-line, organizado por artistas e produtores culturais independentes, a peça 'O Evangelho Segundo Jesus - Rainha do Céu', será apresentada aqui em Garanhuns, no próximo dia 27 de julho. “Por uma questão de segurança sua e da equipe do espetáculo, só mandaremos o local da apresentação no dia da mesma, por e-mail”, pontua um aviso postado no site de venda dos Ingressos. (Com informações do JC Online e imagens de Leonardo Pastor/Divulgação. CONFIRA)