sexta-feira, 27 de julho de 2018

DEFINIDO: Peça sobre Jesus com Atriz Transsexual volta à Programação Oficial do Festival de Inverno

Ambiente de Paz, Fraternidade e Tolerância deve ser observado por População e Autoridades. 


Perto da uma hora da manhã desta sexta-feira, dia 27, no meio do show da Nação Zumbi, no palco da Praça Dominguinhos, Márcia Souto, presidente da Fundarpe, confirmou: a organização do Festival de Inverno de Garanhuns vai acatar a última recomendação do Ministério Público de Pernambuco, bem como cumprir a decisão do Desembargador Silvio Neves Baptista Filho e o espetáculo “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu”, será reintegrado à programação oficial do Evento. "Estamos ainda conversando com eles para saber da viabilidade, mas o Espetáculo vai sim acontecer na grade oficial", informou.

Inicialmente anunciada para acontecer no dia 26 de julho, a Peça, cuja atriz transexual Renata Carvalho é a estrela principal, faz uma releitura de Jesus como se ele vivesse nos dias atuais como uma travesti, partindo da ideia de que Cristo viveria entre os marginalizados. O Espetáculo foi retirado da programação do 28º FIG, pelo Governo do Estado, após a posição contrária do Prefeito Izaías Régis; reforçada por vários membros da sociedade local, através das redes sociais, e de Instituições Religiosas, inclusive a Igreja Católica, que se pronunciou através de nota assinada pelo Bispo Diocesano Dom Paulo Jackson. O assunto, bastante polemizado, foi judicializado, com a intervenção do Ministério Público e a decisão, em segunda instância, de que o Monólogo fosse reintegrado a grade oficial do Evento.

“O dia, hora e local da apresentação será informado nesta sexta-feira, dia 27, até o final da manhã, após tratativas com os produtores do Monólogo”, registrou a Secretaria Estadual de Cultura, em nota divulgada em seu site oficial. "A ideia, para facilitar a produção, é que a sessão oficial aconteça no mesmo local em que acontecerão as sessões alternativas", diz o coordenador artístico do FIG, André Brasileiro. José Neto Barbosa, coordenador de Artes Cênicas da Fundarpe, diz que provavelmente todas as três sessões serão incorporadas à programação oficial.

GARANTIA DE SEGURANÇA - Ao se posicionar após um pedido de reconsideração de liminar por parte do Governo do Estado, o Desembargador Silvio Neves Baptista Filho reforçou a determinação para reinclusão da peça teatral na programação do 28º FIG, com todas as garantias necessárias à exibição.  

Em se tratando do suposto risco à segurança coletiva e à ordem pública, ressalte-se que o Estado de Pernambuco, utilizando-se das forças de segurança, garante a incolumidade das pessoas em grandes eventos, a exemplo do Carnaval, do São João de Caruaru e grandes jogos na Capital do Estado. Com isso, valendo-se do deslocamento de tropas policiais e da consecução de plano de segurança, afigura-se plenamente capaz de ser garantida a segurança de todos, notadamente porque a peça teatral não deve ser comparada com os eventos de grande porte assegurados pelo Poder Público”, pontuou o Desembargador na Decisão.

O Desembargador Silvio Neves Baptista Filho também fez questão de advertir que o descumprimento da decisão importará em eventual crime de desobediência, prevaricação e ato de improbidade administrativa, tanto para o Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, quanto para a Presidente da FUNDARPE, Márcia Souto, bem como para o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.