quinta-feira, 26 de julho de 2018

Izaías volta a Negar Espaço para apresentação do “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu”, mas admite: “Justiça é Justiça, se eu for obrigado, eu vou fazer!”

 

O Prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PTB) mantém-se irredutível em ceder o espaço do Centro Cultural de Garanhuns para a apresentação, ainda que a portas fechadas, bem como outros espaços públicos do Município para apresentação da peça “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu”, com a atriz Renata Carvalho. Nessa terça-feira, dia 24, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou que a montagem volte a integrar a programação do 28º Festival de Inverno de Garanhuns, em 24 horas. A liminar foi concedida pelo desembargador Silvio Neves Baptista Filho após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrar com recurso. Uma multa de R$ 50 mil foi fixada em caso de descumprimento da decisão. O Governo do Estado só vai se pronunciar após ser oficialmente intimado pelo Judiciário, o que deve acontecer nas próximas horas. Gestores da Secretaria de Cultura e a Fundarpe tomaram conhecimento extraoficial e já realizaram ontem, dia 25, reunião para discutir o assunto.

No documento, o Desembargador afirmou que o monólogo estimula reflexão sobre discriminação às minorias. “A atração nada mais é do que um drama teatral, que busca conscientizar e estimular a reflexão sobre a discriminação social de uma minoria, especialmente das transexuais e travestis”, disse. De acordo com Neves Baptista, o Governo deveria providenciar a segurança necessária para a apresentação e determinou que “o Município de Garanhuns se abstenha de embaraçar o cumprimento da decisão”.

Mas o Prefeito Izaías Regis segue afirmando que só cederá espaço público municipal se a Justiça Obrigar. “Continuo dizendo, o nosso Centro Cultural não está à disposição da Fundarpe. Se quiser fazer onde ia ser antes, eu não vou permitir, o nosso Centro Cultural vai ser fechado (...) mas Justiça é Justiça, se eu for obrigado, eu vou fazer”, admitiu ao portal LeiaJá.

O Prefeito também fez duras críticas ao ato de protesto da cantora baiana Daniela Mercury, durante show no FIG no último sábado, dia 21. No palco, ela se mostrou contra a censura da peça “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu”, protagonizado por uma trans que interpreta o Nazareno, e era parte da programação da festa. Para o Prefeito, a artista ‘desrespeitou’ o Município. 

“O que Daniela Mercury fez com minha Cidade não foi uma coisa normal para uma pessoa que tem sensibilidade e família”, disse o Prefeito, dizendo-se triste com o episódio, em entrevista ao LeiaJá. De acordo com a publicação, Régis afirmou que a Cantora utilizou o telão do palco para exibir uma foto que mostrava “ela e a namorada dela (a jornalista Malu Verçosa) uma em cima da outra”, numa atitude que classificou como “desrespeitosa”. Régis também disse que a linguagem da cantora foi “inadequada” na ocasião.

“Eu não tenho nada contra pessoas trans e LGBT, não sou homofóbico, agora eu acho que o limite de respeito tem que existir, não pode incentivar as crianças e adolescentes”, afirmou o Prefeito. Para ele, as atitudes que ele tomou foram motivadas porque “a família cristã de Garanhuns, da qual eu sou representante maior, pede a mim que não permita a peça no Centro Cultural e não vou permitir”, chamou a atenção Izaías. (Com informações do Jornal do Commercio de 26/07/2018. CONFIRA)