segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Programa orienta gestantes em São Bento do Una



As gestantes de São Bento do Una estão participando de um programa sobre os cuidados necessários durante a gravidez. O programa Gerar Vidas, criado pela Prefeitura, reúne uma vez por semana as mulheres para receberem orientações. O projeto piloto começou há duas semanas e deve durar mais um mês e meio. Nesse período, são repassadas informações sobre alimentação, atividades físicas, cuidados com a gestante e com o bebê logo após o nascimento, e amamentação. O objetivo é reduzir os índices de mortalidade materna e infantil na cidade.

Os encontros acontecem uma vez por semana no auditório do Colégio Cônego João Rodrigues, na área central do Município. As palestras são ministradas pela coordenadora da atenção básica, Keyse Vieira, com ajuda de fisioterapeutas, nutricionistas e professores de educação física, além de outras profissionais da rede de saúde.

Participar das palestras e adquirir informações sobre as mudanças que o corpo passa e os cuidados necessários para a mulher e o bebê não são os únicos benefícios do Gerar Vidas. No final do programa, cada gestante receberá um enxoval para a criança.

O primeiro grupo conta com 16 gestantes. As mulheres são atendidas em postos de saúde e na policlínica municipal. “Esse é um período muito importante na vida de uma mulher, principalmente porque acontecem muitas mudanças internas e externas”, afirma Keyse Vieira.

EXPANSÃO - Apesar de ter sido criado há pouco tempo, já há previsão de expandir o Gerar Vidas. A Prefeitura pretende realizar duas turmas por ano, uma em cada semestre. “Além disso, vamos levar as palestras para as áreas rurais da cidade, já que muitas gestantes não têm como se deslocar até o Centro”, afirma a secretária de Saúde de São Bento do Una, Érica Barros. Cada turma terá até 40 mulheres.