segunda-feira, 30 de setembro de 2019

EM GARANHUNS: Polícia Federal realiza Operação e Encerra Serviços Clandestinos de Segurança

 

A Polícia Federal aqui em Pernambuco, através da Superintendência Regional e Delegacia de Caruaru deflagrou a Operação Segurança Legal IV, nas cidades de Recife, Paulista e aqui em Garanhuns. A ação visa combater às atividades clandestinas de segurança privada, como também coibir o porte ilegal de arma de fogo e a repressão de outros crimes.

Durante as abordagens dos Federais foram detectadas várias irregularidades nos locais que foram alvos das investigações. Alguns serviços clandestinos de segurança foram encerrados em diversos estabelecimentos e materiais típicos de segurança pública foram apreendidos. Houve também o flagrante por porte ilegal de arma de fogo de calibre permitido de um segurança que estava exercendo suas atividades numa empresa sem autorização da PF, que é o órgão responsável pela regulação e controle da atividade de segurança privada em todo o País.

A Operação ocorreu simultaneamente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, envolvendo o trabalho do órgão central e de mais de 95 unidades de Polícia Federal distribuídas por todo o território nacional. Ao menos 318 empresas de segurança e estabelecimentos foram fiscalizadas em todo o País.

A PF esclarece que um erro muito comum da população é acreditar que só a segurança armada necessita de autorização federal. Na verdade, a Lei não faz tal distinção, e toda atividade de segurança privada, seja armada ou desarmada, necessita de autorização federal. Mesmo na atividade desarmada, por exemplo, os vigilantes, para exercerem a profissão, precisam se capacitar através de um curso de formação, e fazer um curso de reciclagem de 2 em 2 anos, tudo sob fiscalização da Polícia Federal. (Com informações e imagens da PF/Pernambuco)

Estudantes do IFPE Garanhuns têm trabalho premiado no 47º Cobenge


Os estudantes Jackson Alves de Araújo; Jonas Mateus da Silva Galindo e José Emanuel da Silva Plácido, da graduação em Engenharia Elétrica do Campus Garanhuns do IFPE, obtiveram o 5º lugar na avaliação dos melhores artigos aprovados e apresentados na 47ª edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge). A edição de 2019 aconteceu em Fortaleza (CE), entre os dias 17 e 20 de setembro.

Para Jackson Alves de Araújo, estudante que apresentou o trabalho no Cobenge, a experiência de premiação em seu primeiro congresso como estudante de Engenharia foi inacreditável. “Foi minha primeira experiência em congressos e até agora não caiu a ficha. Assistimos às apresentações e eram uns trabalhos melhores que os outros e foi surpreendente para todos nós e gratificante poder trazer esse reconhecimento para o IF”, relatou.

Jackson citou a importância da verticalização do ensino, ofertada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no seu desenvolvimento acadêmico. “Ter feito meu Ensino Médio atrelado à formação técnica aqui no IFPE contribuiu muito para esse resultado, pois o nível de exigência é alto e saímos muito preparados para entrar em qualquer universidade, escrever trabalhos e artigos científicos, além da formação técnica contribuir muito na assimilação dos conteúdos”, concluiu.

DOCENTES - Além do apoio do coordenador do trabalho premiado, a comitiva de estudantes do Campus Garanhuns foi acompanhada no Cobenge pelos docentes Wilker Azevedo e Cosmo Mariano da Silva Júnior que vê na premiação muito simbolismo para todos os envolvidos no resultado. “Aumentamos em mais de 100% o número de publicações submetidas entre nossa primeira participação no Cobenge e a nossa terceira edição no evento (entre o 45° e 47° congresso) e estes resultados proporcionam o reconhecimento das ações do grupo, o incentivo a outros estudantes do curso e, além disso, fazer com que a instituição continue se esforçando por materializar, no cenário que estamos, o fomento a ações semelhantes no futuro”, diz Cosmo. (Com informações e imagens do IFPE)

QUER TRABALHAR NA MAGIA DO NATAL?: Inscrições em Chamada Pública da Prefeitura de Garanhuns se encerram Amanhã

 
A Prefeitura de Garanhuns, através de sua Secretaria de Turismo, abriu uma chamada pública visando recrutar pessoas para trabalharem no evento Magia do Natal. Pessoas Jurídicas também podem participar.  O Cadastramento vai até o próximo dia 1º de outubro.

De acordo com a Chamada Pública nº 005/2019, publicada ontem, dia 23, no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, a contratação de pessoa física ou jurídica destina-se a prestação de serviços de manutenção; organização; montagem; desmontagem; auxílios diretos a equipe da Prefeitura Municipal e da Casa dos Artesãos, nos períodos diurnos e noturnos durante o evento, Magia do Natal, bem como na fase de montagem da Estrutura. 

A prestação dos serviços será realizada em locais pré-determinados pela Secretaria de Turismo, que oferta o valor de R$ 70, por diária.

As Inscrições podem ser realizadas até amanhã, terça-feira, dia 1º de outubro de 2019, no horário das 8h30min às 14h, na sede da Secretaria de Turismo, localizada no Centro Administrativo II - Avenida Irga, N° 23 – PE 177 – Garanhuns-PE - CEP: 55.297-320. Os detalhes da Chamada Pública podem ser acessados clicando AQUI.



ÁGUAS BELAS: Justiça nega Pedido para Anular Sessão que Rejeitou Contas de Genivaldo Menezes

 

O juiz Rômulo Macêdo Bastos, da comarca de Saloá, confirmou, na última quarta-feira, dia 25, a legalidade da sessão da Câmara de Vereadores de Águas Belas que rejeitou as contas do ex-prefeito Genivaldo Menezes Delgado (PCdoB). O ex-prefeito havia entrado com pedido de anulação da sessão, alegando que houve omissão dos vereadores que julgaram suas contas, descumprindo uma liminar da justiça que determinava a suspenção da sessão de julgamento.

“Apesar de informado da existência da decisão liminar, [a Câmara de Vereadores] realizou a sessão de julgamento, mesmo sob protesto de vereadores que alegavam a desobediência à decisão judicial”, argumentou o Ex-prefeito. No entanto, o então presidente da Câmara de Vereadores à época, Eunias Murici, contestou a versão de Genivaldo, afirmando que o endereço de e-mail para o qual foi enviada a intimação da decisão não correspondia ao e-mail correto daquela Instituição. Ele explicou que a Câmara foi informada do mandado por vereadores na sessão.

Após as análises dos autos, o juiz Rômulo Macêdo considerou pertinente o processo de julgamento das contas de Menezes, explicando que só haveria motivo para a suspensão da sessão em caso de recebimento da intimação pela casa legislativa. “Não há como presumir que a intimação alcançou o seu objetivo. Houve apenas a notícia do fato pelos presentes na sessão, porém a intimação foi irregular, pois não havia o e-mail de intimação na caixa postal da Câmara Municipal.” E completou: “Não assiste razão ao embargante (Genivaldo) quanto a existência das omissões aduzidas.”

A decisão do juiz Rômulo Macêdo Bastos, ratifica a posição semelhante adotada, em 2017, pelo juiz da comarca de Águas Belas, Lucas Tavares Coutinho, já havia derrubado a liminar de Genivaldo antes de ela ser transferida para a comarca de Saloá. Com a confirmação da votação na Câmara, Genivaldo pode ficar inelegível e deixar de disputar o pleito do próximo ano, em que tentará voltar ao cargo de Prefeito de Águas Belas, cargo que exerceu entre os anos de 2009 e 2016. (Com informações do Portal Agreste Violento)

sábado, 28 de setembro de 2019

FILMES E HORÁRIOS: Confira a Programação do Cine Eldorado em Garanhuns


Clique na Imagem para Ampliar. 


Quilombolas de Garanhuns participam de Reunião no INCRA

 

O Vereador Marinho da Estiva (PHS), juntamente com representantes da Comissão Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco e representantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), participaram, no início desta semana, de reunião na sede do INCRA, em Recife.

Na oportunidade os representantes do Movimento Quilombola em Pernambuco foram recebidos pelo superintendente Marcos Campos, o popular Coronel Campos, que também é pré-candidato a Prefeito de Garanhuns. Eles apresentaram diversas demandas, dentre elas, a continuidade dos processos de regularização fundiária das Comunidades Quilombolas com o processo de RTID iniciado; inclusão dos Quilombolas nos Projetos de Assistência Técnica e Extensão do INCRA e a Inclusão das famílias quilombolas no PNRA/SIPRA.

“O Coronel Campos fez encaminhamentos que darão celeridade as demandas apresentadas e se comprometeu ainda a fazer o reativamento da Mesa Permanente de Regularização Fundiária para discutir as pautas Quilombolas, bem como, fazer a viabilização de recursos para a inclusão das famílias quilombolas no PNRA/SIPRA”, pontua a Assessoria.


BANCÁRIO E IDOSO MORTOS: Acidentes na BR 423 geram Comoção no Agreste


E dois graves acidentes foram registrados na noite dessa sexta-feira, dia 27, em rodovias do Agreste, gerando dor e comoção na Região.

O Gerente Bancário Robson Torres da Silva faleceu após grave acidente automobilístico registrado na BR-423, no município de Paranatama. De acordo com informações, o acidente envolveu três veículos, uma F-4000, uma moto e um Eco Sport, que era conduzido por Robson. Ele atuava em Saloá e morreu no local do Acidente.  Outras quatro pessoas ficaram feridas e foram socorridas. O corpo do Bancário, que atuava no município de Saloá, foi encaminhado ao IML, em Caruaru.

Já um idoso de 71 anos morreu vítima de acidente na BR-423, aqui em Garanhuns. José Correia Paes, morador da Rua Ascenso Ferreira, no Magano, foi atropelado por um Celta, de placas PEJ-8361. Devido ao forte impacto, a Vítima, que supostamente se jogou na frente do carro, foi arremessada. O corpo foi encaminhado ao IML, em Caruaru. (Com informações e imagens do Portal V&C Garanhuns)



quinta-feira, 26 de setembro de 2019

SEXTA-FEIRA AQUI EM GARANHUNS: Agência do Trabalho divulga 14 Novas Vagas de Emprego

 

A Agência do Trabalho oferece, para essa sexta-feira, dia 27, quatorze vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As oportunidades são de Auxiliar Administrativo; Cobrador Externo; Estoquista; Instalador-reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados (5); Mecânico Eletricista de Automóveis e de Vendedor de Serviços (5). As vagas constam no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.

De acordo com o Órgão Estadual, para concorrer às vagas é necessário atender aos seguintes requisitos:

* AUXILIAR ADMINISTRATIVO – Experiência: 6 meses – Salário: Não informado - Escolaridade: Médio Completo;

* COBRADOR EXTERNO – Experiência: 6 meses – Salário: R$ 1.059,00 - Escolaridade: Médio Completo;

* ESTOQUISTA – Experiência: 6 meses – Salário: Não informado - Escolaridade: Médio Completo;

* INSTALADOR-REPARADOR DE REDES TELEFÔNICAS E DE COMUNICAÇÃO DE DADOS - Experiência: 6 meses – Salário: Não informado - Escolaridade: Médio Completo. Observação: 5 (cinco) Vagas;

* MECÂNICO ELETRICISTA DE AUTOMÓVEIS – Experiência: 6 meses – Salário: Não Informado - Escolaridade: Médio Completo; e

* VENDEDOR DE SERVIÇOS – Experiência: 6 meses – Salário: Não Informado - Escolaridade: Médio Completo. Observação: 5 (cinco) Vagas.

Os candidatos que se encaixem nos perfis solicitados devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão sujeitas a alterações no transcorrer do dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas, clique AQUI.

CONSTITUINTES: Ivo Amaral e Zé Cardoso serão Homenageados pela Assembleia Legislativa


O ex-deputados Estaduais, Ivo Amaral e José Cardoso (in memoriam) serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) com a recém-criada Medalha Comemorativa em Homenagem aos 30 anos da Constituição do Estado de Pernambuco.

De acordo com o presidente da ALEPE, o deputado Estadual Eriberto Medeiros, a Carta promulgada no dia 5 de outubro de 1989 representa um marco legal de um dos momentos mais importantes de Pernambuco e do País, pois consolidou o processo de redemocratização, após 20 anos de regime de exceção. Por conta disso, foi criada a Comenda que homenageará os Deputados Constituintes.

Lúcido e acompanhando a vida política de Garanhuns, Ivo Amaral, que também governou Garanhuns por dois mandatos, está bem de saúde e aos 85 anos, administra ao lado de sua filha Cláudia Amaral, a Rádio FM Sete Colinas. 

Já José Cardoso, falecido em abril de 1992, segue sendo lembrado por muitos por suas qualidades políticas. Ele dá nome a PE 177, rodovia estadual que liga Garanhuns a outras cidades do Agreste Meridional e que serve de principal acesso ao Litoral.  (Com imagens do Blog do Anchieta Gueiros - http://blogdoanchietagueiros.blogspot.com)

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

CONSELHO TUTELAR: Ministério Público faz recomendações em Angelim e em São João


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vem atuando junto aos municípios de Angelim e de São João para viabilizar ações relacionadas ao funcionamento e as eleições para os Conselhos Tutelares daqueles Municípios.

Em Angelim, após recomendação do MPPE, a Prefeitura promoveu a instalação de cinco computadores e a entrega de um veículo para o Conselho Tutelar da Cidade. Ainda como contrapartida ao veículo, doado ao Município pelo Governo Federal, a Prefeitura disponibilizou um motorista. A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça, Larissa Albuquerque após a Promotoria de Justiça local receber a notícia de que cinco computadores e um veículo foram destinados ao Conselho Tutelar de Angelim, mediante recursos de emendas parlamentares, e entregues ao município desde meados de julho, e ainda não haviam sido repassados ao Órgão.

Já em São João, o MPPE recomendou ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) que garanta o fornecimento de veículos públicos para a prestação de serviço de transporte a eleitores na data da eleição unificada para o Conselho Tutelar, prevista para o próximo dia 6 de outubro. O MPPE também requer que o COMDICA forneça os roteiros dos ônibus que serão usados no dia em questão. Além disso, o Ministério Público recomendou aos candidatos à nova composição do Conselho Tutelar que se abstenham de realizar o transporte de eleitores no dia do pleito, tendo em vista que a prática constitui crime eleitoral, passível de punição de quatro a seis anos de reclusão e multa. (Com informações do Site Oficial do MPPE)

DE OLHO EM 2020: Zaqueu se filia ao PP e sinaliza que vai disputar a Prefeitura de Garanhuns


O Vereador Zaqueu Lins, que é pré-candidato a Prefeito de Garanhuns, ingressou no Partido Progressista e deve realmente entrar na disputa pela Prefeitura.

A chegada de Lins ao PP foi referendada pelo deputado Estadual Claudiano Filho e pelo presidente Estadual da Legenda, o deputado Federal Eduardo da Fonte. Zaqueu também assumiu a presidência do Partido em Garanhuns.

Com cinco mandatos de Vereador, sendo duas vezes o mais votado no Município e já tendo presidido o Poder Legislativo Municipal, Zaqueu se mostra pronto para disputar a cadeira hoje ocupada por Izaías Régis (PTB), no Palácio Celso Galvão. Ele inclusive apareceu na liderança em pesquisas de consumo interno realizadas na Cidade, cujos resultados vazaram para a Imprensa.