sexta-feira, 25 de junho de 2021

Testagem para Diagnóstico da COVID-19 é Ampliada e Descentralizada em Garanhuns

Em mais uma ação de enfrentamento à COVID-19 no município, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, está ampliando e descentralizando a capacidade de testagem dos pacientes com sintomas da doença.

Os Testes também passam a ser realizados nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da área rural do Município, além das Unidades que funcionam em horário estendido para pacientes sintomáticos. Nestas localidades, será utilizado o teste antígeno (SWAB rápido), onde a entrega do resultado é realizada em até 24 horas.

“Toda a equipe que será responsável pelos testes foi devidamente capacitada para coleta via nasofaringe. O que será de fundamental importância, evitando assim o deslocamento da população que reside na área rural e em outros bairros para fazer o teste no Centro de Atendimento e Testagem. Esta ampliação partiu diretamente do Prefeito Sivaldo Albino, que viabilizou a aquisição de mais testes”, destaca a secretária de Saúde, Catarina Tenório.


* ONDE REALIZAR O TESTE PARA DIAGNÓSTICO DA COVID-19 EM GARANHUNS: 

* De Segunda a Sexta-feira das 16 às 20h; e aos sábados, domingos e feriados das 8 às 13h:

   - UBS’s do Programa Saúde na Hora: Cohab II (3), Magano I, Indiano II, José Maria Dourado e Bela Vista I. 

* De Segunda a Sexta-feira das 8 às 14h:

 - UBS São Pedro; UBS Iratama; UBS’s Miracica I, II e III; UBS Sítio Jardim e UBS Estivas.

* Centro de Atendimento e Testagem – De Segunda a Sexta-feira, das 8 às 20h. 

NÚMEROS DA COVID-19 EM GARANHUNS – De acordo com o Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde e do Boletim Municipal, emitido pela Secretaria de Saúde, Garanhuns registrou até essa quinta-feira, dia 24, a confirmação de 13.595 casos positivos da COVID-19 em Garanhuns. Deste total, 263 pessoas vieram a óbito;  10.456 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 334 pessoas que foram confirmadas com a COVID-19 estão em monitoramento. 

Já foram vacinadas 48.226 com a primeira dose e 14.641 com a segunda dose do imunobiológico contra a COVID-19. Já a taxa de ocupação de leitos públicos é a seguinte: leitos clínicos - 20% de ocupação e leitos de UTI - 65% da capacidade. (Com informações de Aquiles Soares e imagens de Thomas Ravelly/SECOM/PMG)