A Secretaria de Saúde de Garanhuns fez nessa quarta-feira, dia 23, a aplicação de quase 800 segundas doses de vacinas contra a COVID-19. O Boletim divulgado pela Prefeitura registra que 797 pessoas completaram o ciclo de imunização contra a doença que já acometeu 13.584 garanhuenses e matou 260 cidadãos no Município desde março do ano passado.
Segundo dados levantados pelo Blog do Carlos Eugênio junto aos documentos oficiais divulgados pelo Estado e pela Prefeitura, o município de Garanhuns já administrou 62.867 doses das vacinas CoronaVac/Butantan; Pfizer e AstraZeneca, sendo 48.226 com a primeira dose, o que representa 34,44% da população e, 14.641 com a 2ª dose, 10,45% da população.
Informações do Vacinômetro, disponibilizado pelo Estado através do Portal https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/, das 68.491 doses distribuídas pelo Governo do Estado para Garanhuns, a Secretaria de Saúde já administrou 62.867, um percentual de 89,8% de doses aplicadas.
PERDA DE DOSES E GARANTIA
DA 2ª DOSE - De acordo com informações registradas pela vereadora Nelma Carvalho
(PTB), durante sessão da Câmara de Garanhuns, mesmo com a previsão de perca de
5% das doses distribuídas, os Profissionais que atuam na imunização não vem utilizando esse percentual e as perdas são baixíssimas (confira clicando em player abaixo).
Ainda segundo a Parlamentar, que juntamente com os vereadores Matheus Martins (PSD); Darliane Rodrigues (Cidadania) e Alcindo Correia (PTB), integra a Comissão Especial de Representação Parlamentar de Combate a COVID-19, a Secretaria de Saúde possui em seus estoques, as segundas doses de todas as vacinas, de forma que não haverão atrasos no complemento da imunização, como vem ocorrendo em várias cidades do País. “Garanhuns tem guardadas, atendendo todas as especificações de refrigeração e armazenamento, todas as 2ª doses das vacinas e não teremos atrasos nessa imunização”, constatou a vereadora Nelma Carvalho.
MAIS VACINAS PARA GARANHUNS - A expectativa é que o Município receba até a próxima segunda-feira, dia 28, novas doses das vacinas CoronaVac/Butantan e Pfizer, além das primeiras doses da vacina da Jansenn, que é de dose única. Ainda não há informações sobre a quantidade de doses que chegarão ao Município.
Antes da redução de 3 para 1,5
milhão de doses que o Brasil receberia, o Governo do Estado tinha uma previsão
de enviar 11.765 doses da vacina da Jansenn para Garanhuns, sendo o imunobiológico
voltado para cidadãos com idades entre 18 e 59 anos. Porém com a redução de 50%
da remessa, possivelmente o Município deva ser contemplado com pouco mais de
5.800 doses, todavia ainda não há qualquer confirmação oficial sobre o assunto.