terça-feira, 15 de junho de 2021

ANVISA aprova Ampliação de Validade da Vacina da Janssen

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou nessa segunda-feira, dia 14, a extensão do prazo de validade da vacina contra a COVID-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, de três para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2º a 8º C. Ela é a única vacina contra a COVID-19 administrada em dose única aprovada pela Agência Nacional.

O Ministério da Saúde havia anunciado a chegada de 3 milhões de doses da Janssen hoje, dia 15, porém a Empresa suspendeu temporariamente o envio dos imunizantes. Segundo a Pasta, a entrega dos lotes deve acontecer ainda nesta semana, em três remessas.

O pedido para a extensão no prazo de validade do imunizante havia sido apresentado pela Janssen na última semana. Segundo a Anvisa, a aprovação foi baseada em "uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos" e também considerou a decisão da agência reguladora norte-americana (FDA, na sigla em inglês), que deu o aval pela extensão no prazo referido no último dia 10.

De um total de 118.600 doses que virão para Pernambuco, Garanhuns receberá 11.765 doses da Vacina, que serão aplicadas em pessoas com idades entre 18 a 59 anos. O imunobiológico também será distribuído nas cidades do Recife, Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. (Com informações de O Estadão/JC Online. CONFIRA)