sexta-feira, 18 de junho de 2021

APOSENTADOS E PENSIONISTAS: Prova de Vida do INSS volta a ser Obrigatória. Confira o Calendário e como Fazer sem Sair de Casa

A prova de vida voltou a ser obrigatória desde o último dia 1º de junho para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O procedimento tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção do benefício. Por causa da Pandemia, desde março de 2020, a exigência da prova de vida estava suspensa pelo INSS.

A prova de vida pode ser feita no Banco onde o segurado recebe o pagamento e também sem sair de casa, via aplicativo. Apesar do modelo convencional de atendimento do INSS ser presencial, segundo o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, "a grande maioria" conseguirá fazer o procedimento sem sair de casa.

É que os aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida. Muitos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida, como a retirada de um extrato bancário no caixa eletrônico. No caso dos beneficiários sem biometria, é possível ir à agência bancária com CPF e documento com foto. Entre os maiores bancos do país, apenas o Banco do Brasil oferece a opção de fazer a prova de vida por meio do aplicativo. Clique AQUI e confira o procedimento em cada Banco. 

PROVA DE VIDA EM DOMICÍLIO - O INSS permite ainda a prova de vida em casa possa ser feita em casa, com a visita de um funcionário do Órgão à residência do segurado. Esse direito é garantido para segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover e todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover. No caso dos segurados sem condições de se locomover, eles devem ligar no 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar a prova de vida. É preciso comprovar essa condição de saúde por meio de documentos médicos.

O QUE FAZER EM CASO DE BLOQUEIO DO BENEFÍCIO - Se o beneficiário perder o prazo e o benefício for bloqueado, será necessário pedir a reativação de forma remota, através do site ou do aplicativo Meu INSS. No endereço eletrônico, serão solicitados documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência. Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida. (Com informações do G1. CONFIRA)

CLIQUE EM PLAYER E OUÇA A ENTREVISTA DO PAULO PARISIO, GERENTE EXECUTIVO DO INSS/GARANHUNS, A RÁDIO JORNAL GARANHUNS, SOBRE A PROVA DE VIDA:

>>> CASA NO CONDOMÍNIO MONT SERRAT

Casa localizada no Condomínio Mont Serrat, com Cozinha; 3 Salas; 3 Quartos, sendo um Suíte;  2 Banheiros; 2 Vagas de Garagem e 165 Metros de Área Construída. O Mont Serrat fica na BR 424, no bairro Aloísio Pinto, em Garanhuns.

QUER SABER MAIS? CHAMA A MANO IMÓVEIS NO ZAP: (87) 99926-0223.


 

 

PROCEDIMENTO PARA PROVA DE VIDA NOS BANCOS EM CADA BANCO 

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 

A prova de vida do INSS pode ser feita em toda a rede de agências da Caixa. Para os clientes que possuam identificação biométrica cadastrada, também é possível fazer a operação na rede de autoatendimento. A realização de saques nos terminais de autoatendimento com uso da biometria é caracterizada como prova de vida. O serviço não está disponível por meio de celular.

BANCO DO BRASIL 

Correntistas e poupadores do BB que recebem o benefício do INSS na modalidade crédito em conta corrente podem realizar prova de vida por meio do aplicativo BB. O segurado deve acessar o menu "Serviços", depois "INSS", em seguida "Prova de vida INSS", e então tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e fazer uma selfie. O serviço está disponível desde o dia 5 de março. Após a análise do banco, o beneficiário pode acompanhar pelo próprio app se sua prova de vida foi aceita e qual o prazo de validade.

BRADESCO 

Quem recebe o benefício do INSS pelo Bradesco tem de realizar a prova de vida nas máquinas de autoatendimento Bradesco e Banco 24Horas. É necessário possuir a biometria cadastrada. Se não tiver biometria, será preciso realizar a prova de vida na agência, diretamente no caixa. Todas as transações realizadas com o uso da biometria são acatadas como prova de vida caso o benefício esteja no mês de provar vida.

ITAÚ UNIBANCO 

O banco oferece a prova de vida do INSS de forma automática, mediante uso da biometria em transações caixas eletrônicos ou nos guichês de caixa; e presencialmente, nos guichês de caixa das agências bancárias. 

SANTANDER 

A prova de vida é feita nos terminais de atendimentos com o uso da biometria. Beneficiários também podem realizar a prova de vida na agência com o gerente ou no guichê de caixa, com ou sem o uso da biometria.