segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cachoeirinha firma Pacto dos Municípios pela Segurança

Um minuto de silêncio em respeito a morte do promotor de Justiça de Itaíba, Thiago Faria Soares, marcou a abertura da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso do projeto do Ministério Público, Pacto dos Municípios pela Segurança, no município de Cachoeirinha. Assinaram o Termo de Cooperação Técnica e Compromisso o prefeito, Carlos Alberto; o promotor de Justiça Paulo Augusto; o vice-prefeito, Paulo Almeida; e o presidente da Câmara, vereador Jonas Eduardo. A apresentação para autoridades e moradores foi realizada na última quarta-feira, dia 17, na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha.

Cachoeirinha foi o segundo município a adotar o Pacto e já está executando algumas ações desde as primeiras audiências realizadas para tratar do assunto. O Projeto, que faz parte da Gestão Estratégica do MPPE 2013-2016, tem a finalidade de coibir e reduzir a criminalidade em todo o Estado. Para isso, o Pacto dos Municípios pela Segurança foi estruturado em dez eixos fundamentais. O Pacto é "formado por ações básicas, fáceis de cumprir e que não implicam em custos elevados para as cidades", explicou o promotor de Justiça Paulo Augusto durante a apresentação do programa.

Dos dez eixos contidos no projeto do MPPE, oito deles já se encontram em execução pela Prefeitura, enquanto dois serão implementados nos próximos meses para que as atividades de todos os eixos sejam avaliadas em conjunto ao final de seis meses, quando o município receberá reconhecimento do MPPE. Segundo o promotor de Justiça Paulo Augusto, “os municípios que cumprirem as metas definidas e pactuadas serão reconhecidos pelo MPPE, por meio de uma certificação, como Município Compromissado com a Segurança Pública, nas categorias ouro, prata e bronze”.