quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vereador pede vistas e votação de Projeto que define extinção do feriado do Aniversário de Garanhuns é adiado

O Projeto de Lei nº 041/2013, que dispõe sobre os Feriados Municipais, criando o Dia de Garanhuns, a ser vivenciado no segundo domingo do mês de março, em comemoração a data Magna do Município e que extingue o feriado de 4 de fevereiro – instituído em 2009 -, referente ao Aniversário da Cidade, não foi votado hoje na Câmara de Vereadores.

É que o Vereador Gil PM (PRB) pediu vistas ao Projeto, com a justificativa de melhor analisar a matéria. A ação do Parlamentar foi contentada ainda em Plenário pelo Vereador Alcindo Correia (PROS) e também pelo Líder da Oposição, o vereador Sivaldo Albino (PPS), que inclusive chegou a acusar o Governo Municipal de ter pressionado alguns vereadores a votarem contrários a matéria. O secretário de Governo, Wanderley Lopes, negou qualquer envolvimento do Prefeito Izaías Régis (PTB) com a condução do Projeto.

Agora o Projeto de Lei volta as Comissões Internas da Câmara e só poderá voltar a votação em Plenário num prazo de 72 horas, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara de Garanhuns. A expectativa é que a matéria seja apreciada pelos Parlamentares na próxima quarta-feira, dia 6 de novembro, por ocasião da 18º Reunião Ordinária. 


Como se trata de uma votação por maioria absoluta, são necessários sete votos favoráveis para aprovação da matéria, caso os 13 vereadores estejam presentes ao Plenário.