quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cadeia Pública de Capoeiras passa por reforma com detentos no local

Uma determinação judicial expedida no começo de outubro previa a transferência dos detentos da Cadeia Pública de Capoeiras, à Cadeia de Pública de Garanhuns, também no Agreste, enquanto houvesse a recuperação do prédio. Mas parte da reforma na estrutura da cadeia foi realizada com os presos mantidos na unidade.

No local as antigas grades das celas foram retiradas, a pintura da unidade recebeu retoques, a parte elétrica e hidráulica foram consertadas e o muro ganhou reforço. As obras ainda não foram concluídas, mas o procurador Olímpio José de Oliveira (foto) avaliou o trabalho como positivo. "Segundo me informaram, a reforma termina ainda esta semana. Pelo que pude observar, de modo geral, a unidade apresenta boas condições", afirmou.

Situação bem diferente da registrada em um laudo da Comissão de Defesa Civil de Pernambuco, que constatou o comprometimento nas instalações da Unidade. A situação da cadeia era inadequada para os presos. O documento mostrava uma infraestrutura precária e com instalações elétricas expostas. Baseado no documento, o juiz substituto Augusto Sampaio expediu liminar solicitando a reforma da cadeia pública. "A situação da unidade feria a lei de execuções penais, que garante ao preso uma cadeia decente. Onde haja, no mínimo, a preservação da saúde dele", ressaltou o Juiz.


Além dos reparos, a liminar do juiz solicitava que, durante a obra, os detentos fossem transferidos à Cadeia de Garanhuns. Entretanto, o procurador Olímpio Oliveira entendeu que não seria necessário. Por isso, compareceu ao Fórum da cidade levando um recurso contra a liminar. "O Juiz vai analisar e submeter o recurso ao Ministério Público que foi o autor da ação. O MP também deve se posicionar sobre a reforma se atendeu ou não as expectativas" disse. (Do G1 Caruaru)