quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Iati realiza Dia “D” do Movimento Outubro Rosa

O município de Iati esta engajado no Movimento Outubro Rosa, ação criada nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de dar visibilidade à luta contra o câncer de mama e que vem sendo desenvolvido em todo o Brasil durante este mês.

                Depois de vivenciar a programação em algumas Unidades do programa Saúde da Família, os PSF´s, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde promove nesta quinta-feira, dia 17, o Dia “D” do Movimento Outubro Rosa na Cidade. As atividades serão realizadas em stands montados defronte ao Hospital Municipal, onde serão realizadas as mamografias.  

                “Contaremos com exames de prevenção, mamografias; Palestras sobre a saúde da mulher; confecção do cartão do SUS; aferição de Pressão e realização de HGT; Tipagem Sanguínea, além de avaliação, orientações nutricionais e atividades físicas para as Mulheres de Iati. Também contaremos com um espaço recreativo para as crianças”, registra o secretário de Saúde do Município, Evaldo Teixeira.

As ações do Outubro Rosa em Iati contemplarão as mulheres dos povoados Quati e Santa Rosa, bem como do bairro Bela Vista e aquelas atendidas nos postos de saúde instalados na sede do Município e nas comunidades do Poço do Cosmo e Boi Branco. 

“Com essas ações, priorizamos a garantia de consultas médicas básicas em clínica médica e ginecológica, atenção especializada em pré-natal de alto risco, realização de exames diversos, principalmente no preventivo cérvico-uterino e na realização de mamografias, além da realização de uma merecida homenagem às parteiras Zeadir e Rosa, que muito contribuíram na saúde da mulher deste Município”, complementa o secretário Evaldo.

A programação do Outubro Rosa teve inicio no dia 1º de outubro, com a abertura do Movimento na sede da 5ª Gerência Regional de Saúde (V GERES), em Garanhuns. Depois de percorrer todas as Unidades de Saúde do Município, as atividades em Iati serão encerradas no próximo dia 30 com uma grande passeata pela Cidade.