sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ministério Público cria força-tarefa para atuar em região onde promotor foi executado

O Ministério Público de Pernambuco emitiu, nesta quinta-feira (17), portaria que cria uma força-tarefa de promotores para atuar na 5ª Circunscrição Ministerial, com sede em Garanhuns. 

A medida foi anunciada após o assassinato do promotor Thiago Faria Soares, 36 anos, na última segunda-feira, dia 14. Ele era ligado à 5ª circunscrição e respondia pelo município de Itaíba. Segundo a Polícia Civil, ele foi executado com quatro tiros de espingarda calibre 12 a mando de um fazendeiro devido a uma disputa de terra. O suspeito de encomendar a morte está foragido. Outro homem, que teria participado da emboscada e atirado no promotor, foi detido e levado ao Cotel, em Abreu e Lima, Grande Recife.

Ainda segundo o MPPE, o promotor Marcelo Grenhalgh de Cerqueira Lima e Moraes Penalva Santos ficará, a partir de agora, a cargo da cidade de Itaíba. Em razão do alto índice de criminalidade na região, integrantes do Núcleo de Inteligência do Ministério Público (NIMPPE), do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e seis promotores de Justiça foram designados para atuar junto com os promotores titulares em todos os processos civis e criminais da 5ª Circunscrição.

Para assumir a Promotoria de Itaíba, Marcelo Grenhalgh foi dispensando de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado. Por ordem do procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, ele terá o auxílio de outros sete promotores para elaborar o inquérito policial referente ao assassinato de Thiago Faria Soares.


A 5ª Circunscrição Ministerial é composta por 22 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirinha, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.