sábado, 19 de outubro de 2013

Jornal do Commercio registra que Alto do Magano é belo, porém Esquecido

Essa é destaque no Jornal do Commercio de hoje, 19/10/2013:

“Moradores da comunidade no Alto do Magano, em Garanhuns, Agreste Meridional, estão se sentindo abandonados pelo poder público. Eles reclamam do acúmulo de lixo nas ruas, da falta de segurança e, principalmente, da ausência de projetos sociais inclusivos na comunidade, que fica numa área ao redor do mirante da estátua de Jesus Cristo, considerado um dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, os organizadores do espetáculo Jesus alegria dos homens, encenado durante o período da Semana Santa no local, pedem pela revitalização da área para aumentar o número de visitantes.

A merendeira Maria Helena Dias, 48 anos, que trabalha na Escola Santa Sofia, localizada na comunidade, se queixou do lixo que se acumula durante alguns dias em algumas ruas do local. “O caminhão passa, mas às vezes nem coleta tudo e quando a gente vê, já tem lixo de novo na rua, principalmente na entrada da subida para o Cristo”, comentou. A comunidade fica a 2 quilômetros de distância da estátua do Cristo.

Segundo ela, a polícia deixou de passar na região há cinco meses. “Antes a polícia passava por aqui, mas hoje não vemos mais nenhum tipo de segurança. A rua fica esquisita, até o turista fica com medo de passar por aqui. Quando acontece algum assalto, todo mundo pensa que são os moradores da comunidade”, lamentou. A Polícia Militar informou por meio de nota que realiza rondas motorizadas diárias no local.

Para o presidente da associação teatral que administra o espetáculo Jesus Alegria dos Homens, Jefson Fitipaldi, a área poderia ser mais valorizada pela prefeitura, com a idealização e execução de projetos sociais para a comunidade, além de construção de uma área de comércio. “A qualificação urbana na área deve ser feita. A prefeitura deveria oferecer cursos de artesanato, oferecer qualificação, dar uma estrutura para o turista também. Aquela área poderia render muito para a cidade se fosse mais valorizada”.”

Segundo Fitipaldi, não existem lanchonetes ou restaurantes no mirante. “Não tem nada para o turista. Não existe um guia, que poderia contar a história do lugar, não tem comércio. A comunidade poderia estar envolvida com isso, porque quando você dá oportunidade, as pessoas cooperam. Com certeza aquela área toda tem que ser revitalizada”, declarou. Ele também defende que a área onde é montado o cenário da encenação poderia se tornar um ponto turístico fixo e não só durante Semana Santa.

A Prefeitura de Garanhuns informou que a estátua do Cristo do Magano teve a estrutura revitalizada em fevereiro deste ano, mas que ainda está buscando recursos para executar um projeto para reformar os banheiros do local e construir uma guarita. Sobre o lixo, o órgão reforçou que a coleta é feita três vezes por semana e orientou os moradores a colocarem os resíduos para fora de casa nos dias certos. No entanto, a Prefeitura não informou se há algum projeto social que beneficie a comunidade do Alto do Magano”.