Um antigo sonho da população do Agreste Meridional começa
a sair do papel. É que chegou ontem, dia 9, a Comissão Mista de Orçamento do
Congresso, mensagem do Governo Federal liberando R$ 17 milhões para as obras
iniciais da duplicação da BR-424, no trecho que liga São Caetano a Garanhuns. O
projeto começa a sair do papel justamente na fase pré-eleitoral da sucessão
presidencial.
De acordo com o secretário de Transportes do Estado,
Isaltino Nascimento, e técnicos das empresas Norconsult e da JBR Engenharia,
responsáveis pelos projetos, com as intervenções, que devem ser executadas num
prazo de 36 meses , conta dos a partir do inicio das obras, previstos agora
para os primeiros meses de 2014, a rodovia terá 25 áreas de retorno, 14 paradas
de ônibus, viadutos, ciclovias em Lajedo e Jupi, áreas de passeio, drenagem,
iluminação pública e mais de três milhões de metros quadrados (m2) de área
verde.
“A nova pista será construída do lado direito, no sentido São
Caetano-Garanhuns, dentro das novas normas do DNIT. Também serão feitas vias
locais nas áreas urbanas para que os tráfegos não se misturem e os motoristas e
pedestres tenham mais segurança. A duplicação vai afetar diretamente nossa
bacia leiteira, estimulando ainda mais a economia do Agreste Meridional”,
afirmou Nascimento.
A nova pista terá no mínimo 7,2 metros (m) de largura, 12,5 centímetros de
asfalto, faixa de segurança de um metro e acostamento de três metros. As
marginais serão mão dupla e terão no mínimo sete metros. As mudanças afetarão
diretamente o tráfego de veículos. Atualmente, com uma demanda de 7,3 mil
automóveis por dia, a rodovia está classificada como uma BR nível “E”, em uma
escala que vai de “A” a “F”. Em 2016, após a duplicação, a Setra espera que a
rodovia pule para o nível “A”, sem retenções no fluxo.