domingo, 6 de outubro de 2013

Garanhuns perde Amílcar da Mota Valença

Garanhuns perdeu na noite de ontem, dia 5, um dos Prefeitos mais atuantes de sua história. Amílcar da Mota Valença, que Governou o Município por duas ocasiões e também exerceu o cargo de Vereador por três mandatos, faleceu aos 98 anos, às 23 horas deste sábado, no Hospital Perpetuo Socorro, para onde foi levado após sentir-se mal em sua residência.

Integrante de uma das famílias tradicionais de Garanhuns, Amílcar se notabilizou por estruturar o distrito de São Pedro, onde residia nos últimos anos, além de ter viabilizado obras importantes para a cidade, como construção do Mercado 18 de Agosto, CEAGA e o Colégio Municipal Padre Agobar Valença. Foi durante uma das administrações de ‘seu Micá’ - como era conhecido pela população -, que o 71º BI Mtz (Batalhão do Exército Brasileiro) se instalou no Município. 

A implantação da Faculdade da Administração de Garanhuns (FAGA) que depois viria a se tornar a AESGA também aconteceu durante as gestões do histórico Governante, assim como a urbanização das principais ruas e avenidas da Cidade, entre outras ações de destaque e que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Garanhuns.

De acordo com familiares, Amílcar da Mota Valença nasceu em Garanhuns no dia 19 de maio de 1915 na antiga casa nº 34 da Praça João Pessoa, onde atualmente está localizado o Empresarial Mauro Lima.  Amílcar foi Prefeito de Garanhuns de 1963 a 1968 e de 1973 a 1976. Antes disso exerceu três mandatos de Vereador.

O Governo Municipal decretou luto oficial de três dias. O Corpo de Amílcar da Mota Valença esta sendo velado na Câmara de Vereadores de Garanhuns e o sepultamento acontece às 17 horas no Cemitério São Miguel.