segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÃO NA CÂMARA: Deputado Eleito se articula para tirar Presidência do Grupo de Izaías e Vereadora lança Candidatura


Pelo menos de forma oficial, a vereadora Luzia Cordeiro, a popular Luzia da Saúde (PROS), foi a primeira Parlamentar a registrar candidatura a um dos cargos em disputa na eleição para composição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Garanhuns no biênio 2015-2016. 

Na última sexta-feira, dia 24, a Vereadora, que integra a base aliada do Governo Izaías Régis, registrou candidatura ao cargo de 1º Secretário. Além da função postulada por Luzia da Saúde, os postos de Presidente, Vice-presidente e 2º Secretário também estão em disputa na eleição prevista para as 10h, da próxima sexta-feira, dia 31.

GUERRA NOS BASTIDORES – Enquanto oficialmente apenas a candidatura de Luzia da Saúde está posta, uma verdadeira guerra de bastidores vem sendo travada dentro e fora da Casa Raimundo de Moraes. Especula-se que o Deputado Eleito Álvaro Porto (PTB) e outras forças externas estariam dispostos a tirar a Presidência da Câmara dos liderados pelo Prefeito Izaías Régis (PTB).

Um sinal que a especulação pode ter fundamento: o Blog do Carlos Eugênio apurou que a bancada governista sofreu uma baixa. É que a vereadora Nelma Carvalho (PR) teria adotado uma postura contrária ao Prefeito e já não é mais tratada como aliada por Izaías Régis. A informação ainda circula no campo especulativo, mas um Vereador que integra a base aliada confidenciou em reserva ao Blog, que apenas 9 vereadores participaram de uma reunião promovida por Régis na última quinta-feira, dia 23, na sede da Prefeitura, e justamente Nelma foi a ausente. 

Os outros três Parlamentares que não participaram do Encontro foram Gersinho Filho (SDD), Sivaldo Albino (PPS) e Paulo Leal (PSB), desses, apenas Albino é tido como oposicionista pelo Governo Municipal. Alcindo Correia; Carla de Zé de Vilaço e Luzia da Saúde (todos do PROS) que também apoiaram a candidatura de Álvaro Porto participaram da reunião com Régis.

Ninguém confirma as especulações, mas alguns analistas políticos da Cidade defendem que a disputa se decidirá em cima dos votos de cinco Parlamentares, que estariam sendo cooptados para votar num outro nome que não o do candidato do Prefeito, o vereador Haroldo Vicente (PROS). Resta saber se os Vereadores que vêm sendo assediados deixarão as benesses concretas do Palácio Celso Galvão pelas promessas externas. A expectativa é que os dias que antecedem a disputa sejam bastante movimentados aqui em Garanhuns.