terça-feira, 10 de junho de 2014

Garanhuns reduz números de casos de Dengue

Em seu terceiro ciclo, o Índice de Infestação Predial, estudo comandado pela Coordenação do Programa Municipal de Controle da Dengue, que identifica os focos do mosquito Aedes aegypti nas residências de Garanhuns, mostrou uma queda nos índices nestes primeiros meses de 2014. No mês de maio, a pesquisa registrou um número de 3,9%, comparado aos 4% registrados em janeiro. A meta final, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é de 1%.

O ciclo ainda apontou alguns bairros como destaques na luta contra o mosquito da dengue. Em Heliópolis, nos trechos que correspondem ao 71° Batalhão de Infantaria Motorizado e proximidades do Castelo João Capão, o Índice de Infestação Predial foi de 7,7% em janeiro, para nenhum mosquito encontrado nas residências no mês de maio (0,0%). No bairro José Bernardino Teixeira (Vila do Quartel), os índices caíram de 9,7%, no primeiro ciclo, para 6,6% no terceiro. Outro destaque foi o bairro Magano, que registrou, no início do ano, 9,9%, com queda, em maio, para 4,6%.


Para o tratamento e consequente diminuição do Aedes Aegypti, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns vêm trabalhando em todas as residências, com visitas a cada dois meses. Neste ano, já foram notificados 84 casos de suspeita de dengue clássica com 24 confirmações. Felizmente, não houve nenhuma notificação de dengue hemorrágica. Outras informações sobre prevenção e combate à dengue podem ser obtidas pelo telefone 3762-7024.