quinta-feira, 26 de junho de 2014

FUNDARPE rebate Izaías e garante investimentos para o Festival de Inverno

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe, informaram nesta quinta-feira, dia 26, por meio de nota, que seus colaboradores seguem empenhados no planejamento e na organização do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, contrapondo as afirmações do prefeito Izaías Régis (PTB), em entrevista ao programa Falando com o Agreste, da Marano FM, e matéria deste Blog, quando disse que a gestão João Lyra Neto (PSB) estaria com dificuldades para organizar o FIG, tendo como causa principal, uma crise financeira na máquina estadual. 

A Fundarpe alertou, ainda, que este não é o momento para politizar a realização do Evento, mas de somar esforços para garantir o sucesso do Festival.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA:


"NOTA OFICIAL DA FUNDARPE - 24º FIG - Sobre a realização do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe informam que seus colaboradores seguem empenhados no planejamento e na organização deste que é um dos maiores festivais de arte e cultura do país. 

Nos últimos meses, a comissão organizadora do FIG dedicou-se ao lançamento de convocatórias nacionais para seleção de propostas artísticas que vão compor as grades de difusão e de formação cultural do festival. Além disso, é importante ressaltar que o investimento do Governo do Estado no FIG 2014 está garantido e será realizado por meio de licitações públicas - também já concluídas - relacionadas à locação e à montagem de palcos, decoração, hospedagem, mão de obra terceirizada, entre outros serviços indispensáveis.

As propostas culturais habilitadas já foram amplamente divulgadas e o processo de negociação com os artistas está sendo realizado. Portanto, o público de Garanhuns e de todo o país podem esperar para os próximos dias algumas notícias oficiais sobre atrações confirmadas.

A parceria com a Prefeitura de Garanhuns é de fundamental importância para o sucesso do festival e isto tem sido ressaltado em todas as reuniões que temos realizado com secretários e outros representantes do município. Por tudo isso, lamentamos a manifestação pública do prefeito Izaías Régis sobre o andamento do festival.

Acreditamos que este não é um momento de politizarmos a realização do evento, mas de somarmos esforços institucionais que fortaleçam o FIG como símbolo da diversidade cultural brasileira e reafirmem sua importância para a circulação dos artistas, para a formação cultural da nossa gente e para a dinamização de diversos setores da economia local.


Marcelo Canuto 
Secretário de Cultura de Pernambuco 

Severino Pessoa

Presidente da Fundarpe".

SAIBA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO. ACESSE: