sexta-feira, 27 de junho de 2014

RECURSOS CORTADOS: Governo do Estado poderá diminuir um dia do Festival de Inverno de Garanhuns


Essa é destaque no Blog do Jamildo:

"Não se sabe se foi por questões políticas, mas a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) retirou um dia do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Em vez de começar numa quinta-feira e durar 11 dias (leia-se 10 dias), como nos anos anteriores, o Festival começaria na sexta-feira e seguirá por 10 dias (leia-se: 9 dias). A informação foi confirmada por fonte ligada à organização do evento.

O presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, afirmou que essa ainda não é a resposta oficial, mas reconheceu que, por redução do orçamento e readequação da programação, “é bem provável que isso aconteça”. Pessoa prometeu que a Fundarpe confirmará a diminuição de um dia no FIG no início da próxima semana.

O presidente da Fundarpe amenizou a redução do Festival afirmando que a medida não trará prejuízos e justificou que a maior movimentação de público é geralmente no fim de semana. “A Fenearte também teve um dia reduzido. Além dessa questão (financeira), serve também para ajustar melhor a programação. Tem sido verificado que na abertura não tem grande público”, apontou. “O governo tem ‘n’ compromissos para finalizar o período de oito anos”, argumentou sobre a diminuição no orçamento.

As datas e atrações do FIG deste ano ainda não foram divulgadas. Segundo o presidente do Órgão, no entanto, já foram feitas as licitações de estrutura para o evento, como de palcos, equipamentos de som, alimentos para os camarins e contratação de segurança não armada. O trabalho deste fim de semana será para fazer contato com empresários de artistas para concluir a programação.

POLÍTICA - O prefeito da cidade no Agreste pernambucano, Izaías Régis, é petebista como Armando Monteiro Neto, pré-candidato a governador em oposição a Paulo Câmara (PSB), apoiado pelo atual governador, João Lyra (PSB)” (http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/06/26/fundarpe-diminui-um-dia-do-festival-de-inverno-de-garanhuns/ ).

MINHA OPINIÃO – Caso se confirme a informação do Blog do Jamildo, o Prefeito Izaías Régis (PTB) terá acertado na “mosca” quando declarou que o Governo do Estado passa por uma crise financeira e que por conta disso o FIG poderá ser afetado. As posições defendidas pela Fundarpe podem até ter algum sentido, todavia reduzir o número de dias do FIG é um grande retrocesso e deverá ser usado pela oposição, leia-se o PTB de Armando Monteiro, durante o período eleitoral, quando poderá passar a imagem de falta de atenção do Governo do PSB com Garanhuns.