domingo, 28 de setembro de 2014

Dom Fernando se despede da Diocese de Garanhuns hoje. Novo Administrador Diocesano será anunciado.


A comunidade católica do Agreste Meridional se despede do Bispo Dom Fernando Guimarães logo mais às 16h, durante celebração na catedral de Santo Antônio, aqui em Garanhuns. É que no último dia 6 de agosto, o Papa Francisco nomeou o então Bispo da Diocese local como arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, com sede em Brasília-DF.

A expectativa é que caravanas vindas das cidades do Agreste Meridional superlotem a Igreja, num misto de alegria e tristeza, pelo novo desafio do Religioso, bem como pela saudade dos amigos e fies que construiu na Região, desde 2008, quando assumiu a Diocese de Garanhuns. Dom Fernando será empossado canonicamente como Arcebispo Militar do Brasil no próximo dia 7 de outubro, em Brasília. 


Já a apresentação do novo Administrador Diocesano que comandará a Diocese até a nomeação de um novo Bispo por parte do Vaticano só deve acontecer no próximo dia 7 de outubro, data em que o cargo fica vago com a posse canônica de Dom Fernando, que atualmente exerce a função. 

DOM FERNANDO - Dom Fernando Guimarães é natural de Recife-PE. Membro da Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR), com profissão religiosa em 1969, sendo ordenado sacerdote aos 25 anos. Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II, em 12 de março de 1998. Recebeu a ordenação episcopal no mesmo ano, em Roma, escolhendo como lema “O nosso coração ardia”. É mestre em Filosofia e Direito Canônico pelo Ateneo Romano da Santa Cruz, em Roma. Possui doutorado em Teologia Moral pela Alfonsianum.

Em sua caminhada episcopal já assumiu diferentes funções na atividade pastoral da Igreja no Brasil. Foi membro do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, presidente da Comissão Episcopal para a implementação do Acordo Brasil-Santa Sé e consultor da Congregação para as Causas dos Santos, na Cúria Romana. Desde 2008, Dom Fernando estava como bispo de Garanhuns-PE.