terça-feira, 16 de setembro de 2014

Jornal Cidade traz denúncia de Servidora demitida pela Prefeitura de Garanhuns

Ex-servidora, de 62 anos, relata ter sido demitida por conta da Idade e se queixa da falta de atenção do Prefeito Izaías, a quem revela ser amiga. Secretário nega discriminação e esclarece que demissões atendem a critérios técnicos, como o bom atendimento ao público, por exemplo.


A edição desta semana do Jornal Cidade – periódico com quase 15 anos em circulação – traz em sua matéria de capa uma denúncia de uma ex-servidora contratada da Prefeitura de Garanhuns, que, Segundo Ela, foi demitida por conta da sua idade, e mais, descreve a falta de atenção com que foi tratada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB) ao relatar o seu problema.

É que a técnica de enfermagem, Margarida Lopes de Souza Silva (foto abaixo), de 62 anos, que atuou por 18 anos no segmento da saúde e trabalhava desde 1997 na Secretaria de Saúde de Garanhuns, foi, segundo reportagem do Jornal Cidade, demitida pelo secretário de Saúde, Arlindo Ramalho, no último mês de maio, por conta da sua idade. “O Secretário me informou que não precisava mais dos meus serviços. Queria até considerar a minha idade, mas não havia motivos. Era que existia centenas de currículos de pessoas jovens para entrarem no Mercado de Trabalho”, relatou a ex-Servidora Municipal, que atuava na Unidade de Saúde da Família do bairro Francisco Figueira, a Cohab 2, comunidade em que reside.

Margarida Lopes relata ainda na entrevista publicada na edição 318, do Jornal Cidade, que após ser dispensada pelo Secretário, procurou o Prefeito Izaías Régis, em seu Gabinete na Prefeitura, ocasião em que não teve a atenção do Governante Garanhuense, que segundo Ela a conhece há anos, tendo inclusive relação de amizade construída desde os tempos de Terezinha, cidade natal de ambos. “Fiquei desesperada no momento e procurei o Prefeito Izaías Régis. Quando ele saiu do gabinete eu falei: prefeito quero falar com o Senhor. Ele disse: queres o que?. Eu disse: falar sobre minha demissão. Ele disse: não estou sabendo de nada não!. Insisti dizendo: prefeito me dê dois minutos para eu contar o porquê, eu, em 18 anos (de trabalho), me senti um objeto descartada em dois minutos. Ele olhou para mim e disse: como é o teu nome mesmo?”, relatou a ex-servidora, acrescentando em seguida: “conheço Izaías há mais de 40 anos, somos naturais de Terezinha, estudamos o primeiro grau completo juntos; fizemos o segundo grau no Colégio Municipal, morávamos na mesma rua. Por isso recorri a Ele, porque pensei que ele dava valor ao coleguismo, as pessoas amigas”, desabafou Margarida Lopes.

A POSIÇÃO DA PREFEITURA – O Jornal Cidade também traz a resposta da Prefeitura quanto ao caso. O periódico entrevistou o Secretário de Saúde, Arlindo Ramalho (foto), que explicou: “todas as pessoas foram demitidas por motivos técnicos (...); a falta de atendimento a população é um dos critérios. Sofri na carne. Fui pessoalmente aos postos de saúde, visitei todos eles e passei horas sentado e não recebi o menor atendimento do funcionário dos postos”, chamou a atenção o titular da Saúde Municipal, que complementou: “fico triste em receber uma acusação desta, em relação à idade, pois tenho minha mãe com 68 anos e tenho o maior respeito pelos idosos (...); já foram feitas 13 demissões, tudo por questões de atendimento, pessoas que não dão um bom dia a pessoas que passam mais de duas horas esperando para serem atendidas. Se for Secretário para querer ser bonzinho não consegue trabalhar. Todas as demissões vão continuar, pois estamos trabalhando para o povo! ”, frisou Arlindo Ramalho, que finalizou: “acabei de contratar dois idosos, um para ser meu motorista e outro esta na computação. Se tivesse preconceito com o idoso não estaria contratando idosos”, pontuou o Secretário, que ainda revelou durante a entrevista uma série de ações para melhorar os serviços de saúde disponibilizados aos Garanhuenses.

Para conferir esta pauta na integra, adquira um Jornal Cidade nas bancas de revistas da cidade ou acesse:  http://www.jornalcidadepe.com.br/ .

O Blog esta a disposição do Prefeito Izaías Régis para publicar a sua versão sobre os fatos relatados pela técnica de enfermagem, Margarida Lopes de Souza Silva.