segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Paulo Câmara abre 10 pontos sobre Armando e vence Eleição no 1º Turno, diz pesquisa Ipespe


O candidato ao governo pelo PSB, Paulo Câmara, dispara na frente e lidera a segunda pesquisa Ipespe de intenção de votos em Pernambuco, divulgada com exclusividade pelo Diario de Pernambuco.

Paulo Câmara tem hoje 42% da preferência do eleitorado na sondagem estimulada. O candidato do PTB, Armando Monteiro, é o segundo colocado, com 32% das intenções de votos. Na primeira pesquisa, publicada na última segunda-feira, Paulo e Armando estavam com 33%. Paulo agora abriu frente de 10 pontos.

A pesquisa estimulada é tida como a mais importante estatisticamente. Para realizá-la, os entrevistados mostram um cartão com os nomes dos candidatos e perguntam em quem o entrevistado votaria se a eleição fosse hoje.

ESPONTÂNEA E VÁLIDOS - Já na pesquisa espontânea, diante da qual o eleitor precisa lembrar quem pretende escolher, Paulo Câmara aparece com 35% das intenções de votos para 19% do senador Armando Monteiro.

Paulo Câmara soma hoje 56% dos votos válidos e Armando tem 42%. Ou seja, se a eleição fosse hoje, Paulo ganharia no primeiro turno no embate com Armando Monteiro.

REJEIÇÃO - Quanto à rejeição, a pesquisa diz que Armando Monteiro tem o maior índice de rejeição, com 20%; Paulo Câmara tem 12%. Armando concentra a maior rejeição entre homens, mulheres, em todas as faixas de idade, os que possuem menos e mais instrução e em todas as faixas de renda familiar.


CRESCIMENTO DOS CANDIDATOS POR REGIÃO - O ex-secretário e candidato ao governo de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) melhorou seu desempenho, no quesito intenção de votos, em todas as regiões do estado. O socialista saiu dos 35% no Grande Recife, divulgado na pesquisa do Ipespe na segunda-feira passada, para os atuais 47%. Na Zona da Mata, Câmara saiu de 31% para 43%. No Agreste, foi de 36% para 41%. O bom desempenho também foi no Sertão do São Francisco, de 29% para 35%, e no Sertão, de 24% para 29%.

Já o senador licenciado e candidato do PTB, Armando Monteiro Neto, caiu em três regiões. O trabalhista, no levantamento anterior, tinha 31% das intenções no Grande Recife, agora tem 25%. Já no Sertão do São Francisco tinha 40%, ficando com os atuais 29%. Outra perda foi no Sertão, caindo de 55% para 46%. O candidato, no entanto, melhorou seu desempenho em duas regiões: na Zona da Mata e no Agreste.

No levantamento divulgado na última segunda-feira, Armando tinha 22% do eleitorado da Zona da Mata. Na nova rodada da pesquisa, divulgada hoje pelo Diário, o candidato ficou com 28%. No Agreste, Armando cresceu sete pontos, saindo dos 32% para os atuais 39%. Ou seja, destas regiões, Armando só vence o adversário no Sertão de Pernambuco.

A Região Metropolitana do Recife é a mais densa em termos de população (40% do eleitorado); enquanto que o Sertão representa a segunda menor densidade (12%). Se o Sertão e o São Francisco for agrupado, Armando fica com a maioria, com 40% das intenções de votos lá. (Com informações do Diário de Pernambuco)