A quarta rodada
da pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) sobre as
eleições no Estado de Pernambuco mostra que o candidato socialista Paulo Câmara
abriu uma vantagem de seis pontos sobre o candidato do PTB Armando Monteiro
Neto.
Há exatos 10 dias
para as eleições de 5 de outubro, Paulo Câmara aparece com 39% das intenções de
voto. Na versão anterior do levantamento, o socialista contava com 33% das
intenções de voto. Já Armando Monteiro Neto aparece com 33% das intenções de
voto. No levantamento anterior, contava com 31% das intenções de voto.
A grande ascensão
de Paulo Câmara vem sendo registrada desde a morte de Eduardo Campos,
provocando o declínio de Armando Monteiro, que na primeira pesquisa (28 de
julho) liderava de 37 a 10. Os petebistas reclamam de uso abusivo da imagem do
ex-governador, morto em um acidente no dia 13 de agosto deste ano, em São
Paulo. Nesta reta final da campanha, a viúva do ex-governador, Renata Campos,
além dos filhos, tem aparecido no guia e subido em palanques para reforçar o
aliado.
Na terceira
rodada, publicada no dia 11 de setembro, o cenário eleitoral em Pernambuco já
apresentava Paulo Câmara (PSB) ultrapassando o adversário Armando Monteiro Neto
(PTB), com um placar de 33% a 31%, mas dentro da margem de erro. Oficialmente,
a situação era de empate técnico, porque a margem de erro é de dois pontos
percentuais para mais ou menos.
O postulante do
PSOL, Zé Gomes, que atingia 1% na pesquisa, agora, simplesmente zerou, não
tendo votos suficientes nem para pontuar.Os outros três candidatos – Jair Pedro
(PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO) não pontuaram, mais uma vez. Os
votos brancos e nulos somaram 11% do total. Entrevistados que não souberam ou
não responderam totalizaram 16%, enquanto na última versão era 22%.
A Frente Popular
conta com mais respaldo na luta contra a aliança do PT e PTB, de Armando
Monteiro. São 21 partidos coligados, vários candidatos proporcionais, metade do
tempo de rádio e TV, inúmeros prefeitos aliados, candidatura lançada por
governador de grande popularidade e advinda de governo muito bem avaliado.
O
tempo da propaganda no rádio e na TV, em particular, tem sido importante para
massificar a imagem do candidato do governo junto ao eleitorado, até porque
nada menos que 73% dos pernambucanos responderam que assistem ou ouvem o
programa eleitoral, todos os dias (12%) ou em alguns dias (61%). (Com informações do Blog do Jamildo)