quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ENTRE 9 E 12 DE OUTUBRO: Garanhuns sedia Festival Internacional de Literatura Infantil

Rodas de leitura, performances de ilustradores, oficinas de Literatura de Cordel, de ilustração e de poesia, lançamentos e feira de livros, apresentações culturais e uma biblioteca ao ar livre fazem parte do primeiro Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (FILIG). O Evento acontece entre os dias 9 e 12 de outubro, em alusão à Semana Nacional da Leitura, e contará com escritores e ilustradores infantis do país e da América Latina.

A escritora colombiana Irene Vasco, que escreve livros para crianças há mais de 25 anos, abre a programação de palestras na sexta-feira, dia 10. Já a argentina Florencia Esses, autora de poesia e contos para crianças e com experiência na formação de leitores, ministrará a palestra do sábado, dia 11. A ilustradora argentina Eleonora Arroyo, que vive e trabalha em Buenos Aires e se dedicou à educação pela arte após fazer experiências com teatro de sombras, encerra a programação de palestras na  noite do domingo, dia 12. Os brasileiros convidados são os ilustradores Nireuda Longobardi, Laerte Silvino e José Carlos Braga Câmara, e a escritora Sandra Pina.

As atividades de oficinas e bate-papos com crianças, envolvendo os convidados, ocorrerão durante as manhãs na unidade do SESC, localizada na rua Manoel Clemente,  nº 161, no Centro. À tarde, haverá atividades no Parque Ruben Van der Linden, o Pau-pombo. As palestras para o público adulto estão previstas para o período da noite, no auditório Sete Colinas, também no Sesc.

Com o tema “Literatura Infantil - Construindo Cidadãos”, a proposta do Festival é contribuir para a formação de novos leitores. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 6 mil pessoas participem durante os quatro dias. O acesso é gratuito e as inscrições para os bate-papos com autores e oficinas devem ser feitas através do site. Não é necessário se inscrever para as palestras.

O Festival conta ainda com atividades paralelas já iniciadas e com término previsto para o mês de dezembro. As oficinas de formação de mediadores de leitura e a de gestores de bibliotecas têm o objetivo de formar multiplicadores de leitura para atuação direta em literatura infantil.

O FILIG é uma realização da Proa Cultural, com patrocínio da Ferreira Costa e apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação; do Serviço Social do Comércio (Sesc Garanhuns); da TV Pernambuco (TVPE) e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).

Confira a programação completa. Clique Aqui.