sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Resultado do IDEB mostra que índices da Educação Municipal em Garanhuns melhoraram nas Séries Iniciais e cairam nas Séries Finais


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Garanhuns registrou alta nas séries iniciais e queda no registro das séries finais. 

A nota divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira, dia 5, com base em dados de 2013, passou de 3,7 para 4,0, nos anos iniciais (4ª série/5º ano) um resultado que superou em 0,2 pontos a meta estipulada pelo Governo Federal que seria de 3,8. 

Resultado do IDEB nos anos iniciais (4ª série/5º ano).
Já para os anos finais (8ª série/9º ano) o resultado não foi positivo, sendo registrada uma queda da 3,4 para 3,3, quando as metas projetadas pelo Ministério eram de 3,4. Essa queda quebra um ciclo de crescimento nesse segmento que vinha sendo registrado desde 2004, quando a nota foi 2,3, subindo para 2,4, em 2007; 2,9 em 2009 e 3,4 em 2011. 

Resultado do IDEB nos anos finais (8ª série/9º ano).
De acordo com pauta distribuída a Imprensa pela Prefeitura de Garanhuns, que inclusive omite os dados referentes aos anos finais (8ª série/9º ano), a Escola Municipal Luiz Tenório de Carvalho é a instituição da rede municipal com o maior índice na Cidade. No último dado levantado, a mesma registrou nota de 5.4. Destaque também para a Escola Municipal Padre Dehon, que, na análise feita em 2011, atingiu nota de 3.5. No ano passado, a Padre Dehon conseguiu registrar a pontuação de 4.5, se tornando, desta forma, a instituição municipal de Garanhuns com maior crescimento em seu desenvolvimento educacional, segundo o IDEB.

“Esses números mostram que a Educação Municipal da nossa cidade teve, de fato, um grande avanço. É muito bom ver o esforço dos nossos professores e de nossos alunos, na melhoria de seus desempenhos. Toda a equipe da Secretaria de Educação trabalha justamente com esse intuito, de garantir a qualidade das nossas escolas. Estamos muito felizes com o resultado, e sem dúvida, continuaremos trabalhando para que em 2015, consigamos atingir ou ultrapassar a meta projetada”, destacou a secretária de Educação, Janecélia Marins.

IDEB – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é divulgado a cada dois anos. O cálculo é feito com base no desempenho de alunos ao final das etapas de ensino. As notas são obtidas com a combinação de informações da performance desses alunos em exames como “Prova Brasil” e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com informações também sobre a aprovação dos mesmos.