quinta-feira, 25 de setembro de 2014

GARANHUNS: Comissão do Estatuto dos Servidores decide pela Manutenção da Carga Horária de 30 horas Semanais, mas decisão final pode ser do Prefeito Izaías


Na manhã da última segunda-feira, dia 23, a Comissão de Elaboração do Projeto de Lei do Estatuto dos Servidores Municipais de Garanhuns, instituída pelo Prefeito Izaías Régis (PT), através da Portaria nº 856/2014- GP, esteve reunida na Câmara de Vereadores para o terceiro encontro de discussões sobre o assunto.

A Comissão, que é formada por servidores municipais de diversas Secretarias, além de vereadores e representantes das Autarquias Municipais e Sindicatos, já analisou 41 dos 203 Artigos propostos na Minuta do Estatuto. 

De acordo com um cronograma estabelecido pelos Membros da Comissão, o assunto volta à discussão no próximo dia 29 de setembro; 7, 8, 10 e 14 de outubro, inclusive com a realização de uma Audiência Pública e a consequente apresentação do Projeto de Lei na Câmara. A expectativa é que o Estatuto dos Servidores de Garanhuns seja apreciado pelos Vereadores, em plenário, nos dias 15 e 17 do próximo mês.

“Esse é um momento histórico para o funcionalismo público municipal”, afirmou o presidente da comissão, Antônio Ferreira. Os Encontros levam em consideração a opinião da sociedade municipal, que está sendo representada pelos membros da Comissão. Para tornar ainda mais democrática a elaboração do Documento, o Governo Municipal esta disponibilizando uma cópia do Estatuto através do site oficial da Prefeitura (www.garanhuns.pe.gov.br), permitindo que os Servidores contribuam com a sua elaboração, enviando sugestões para o e-mail: comissaodoestatuto@garanhuns.pe.gov.br .


Dentre os temas debatidos na reunião dessa segunda-feira, dia 22, destaque para o Artigo 41, que trata sobre a Carga Horária de Trabalho do Servidor. Ficou definido entre os membros da Comissão e os Vereadores presentes a reunião que o texto original – redigido pelo Governo Izaías Régis - seria modificado, mantendo às 30 horas semanais que vem sendo adotadas até então e não as 40 horas propostas pela Gestão Municipal, passando o Art 41 a ter a seguinte redação: “a carga horária de trabalho do servidor é de 30 (trinta) horas  semanais, cumpridas em dias e horários próprios, observada a regulamentação especifica” (conforme imagem acima).

A expectativa dos servidores é que a decisão democrática da Comissão seja mantida pelo Prefeito Izaías Régis, todavia ainda pode haver mudança. É que durante a reunião foi ventilada a possibilidade de que o Governante decidisse pela manutenção do texto original, ou seja, de que Carga Horária de Trabalho do Servidor passe a ser de 40 horas semanais, 10 a mais do que vem sendo executado atualmente, ferindo integralmente a proposta debatida e definida pelo Grupo, composto pelo próprio Prefeito, através de Portaria Oficial, com a missão de deliberar democraticamente sobre o assunto.

A Comissão de Elaboração do Projeto de Lei do Estatuto dos Servidores Municipais de Garanhuns volta a se reunir na manhã de hoje, dia 25, na Câmara de Vereadores.

O Blog esta a disposição do Governo Municipal e da Comissão de Elaboração do Projeto de Lei do Estatuto dos Servidores Municipais de Garanhuns para publicar as suas versões sobre os fatos apresentados nesta reportagem.