segunda-feira, 15 de setembro de 2014

São João, Capoeiras e Caetés estão entre os municípios com as menores notas no Ideb em Pernambuco


Em Pernambuco, mais de 80 municípios estão a baixo da média do Estado no IDEB. Como a responsabilidade dos estados é cuidar do ensino médio, o Governo de Pernambuco não tem nenhum programa que possa ajudar municípios com notas baixas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), cabe às prefeituras assumir o ensino fundamental. Com menos verba, é exatamente nessa rede de ensino que Pernambuco registra a pior colocação no ranking nacional.

Hoje, o suporte que a Secretaria Estadual de Educação oferece para a formação do ensino fundamental é através de programas focados na alfabetização. O Programa Paulo Freire (PPF) foi criado em 2008 e busca combater o analfabetismo de jovens e adultos. Paralelamente, o Programa Alfabetizar com Sucesso, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna, trabalha com o letramento de crianças no ensino fundamental.

Na listagem relativa ao ensino fundamental I (1º ao 5º ano), os municípios com as menores notas são Capoeiras, Caetés, Aliança, Água Preta, Itambé, Itaquitinga, Moreno, Vicência, Itaíba e Machados. Dessa lista, apenas Moreno fica localizado na Região Metropolitana do Recife.


Quando a referência são os últimos anos do fundamental II (6ª ao 9° ano), os municípios com os índices mais baixos são Primavera, Itaíba, Água Preta, Amaragi, Goiana, Lagoa de Itaenga, Manari, São João, Chã de Alegria e Itapissuma. Todas as cidades, com exceção de Itapissuma, estão fora do Grande Recife. (Com informações do Blog do Jamildo)

Para conferir os índices do Ideb nos Municípios Pernambucanos, Clique aqui.

"NOTA- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS DE SÃO JOÃO

A matéria que coloca o município de São João em destaque pelo não alcance de meta nos anos finais do ensino fundamental, caso específico de uma de nossas escolas, não pode ofuscar o esforço de nossos educadores, especialmente os que atuam nos anos iniciais, os quais não apenas cumpriram como contribuíram para que, no conjunto, o município de São João já superasse a meta prevista para o ano 2021, que é de 4.5.


Se observarmos o desempenho de Pernambuco no geral, que fora 4.7, vemos claramente o esforço do conjunto de seus municípios para o alcance desse índice.

Quando analisamos, isoladamente a rede estadual, com desempenhos de 4.3 (anos inicias) e 3.6 (anos finais e ensino médio), – ABAIXO DE VÁRIOS MUNICÍPIOS DE NOSSA REGIÃO, POR EXEMPLO – o estado vem cumprindo a meta prevista, porém, há que se avaliar, o trabalho isolado na rede estadual e a necessidade de maior articulação e parceria com o conjunto de seus municípios, do contrário, a tendência do estado será baixar os referidos indicadores, pois o aluno reside e vive no Município".