segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DATALIBA 2014 registra que Sivaldo e Gersinho aparecem na briga por vagas na ALEPE


A edição deste domingo, dia 21, do Jornal do Commercio, traz o esperado estudo do o ex-vereador recifense Liberato Costa Junior (PMDB), que desde 1988, crava o seu “DATALIBA”, tido como hobby pelo autor, mas que integra os bastidores das eleições em Pernambuco, sempre acertando maior parte dos seus prognósticos.

No DATALIBA 2014, o estudioso de 98 anos e dono de uma memória de 20, crava os nomes dos vereadores e candidatos a Deputado Estadual radicados em Garanhuns: Sivaldo Albino (PPS), que integra a Frente pela Redução da Carga Tributária (PPS, PHS e PSL), e Gersinho Filho (SDD), da Unidos pela Redução da Carga Tributária (PRTB, PTN, PV e SDD), como “na briga”, por uma das duas possíveis vagas, em cada uma das suas Coligações.

O fato dos nomes dos candidatos a deputado Estadual: Zaqueu Lins (PDT), da Coligação Pernambuco vai mais Longe (PDT, PRB, PSC, PT, PTdoB e PTB); Professor Jaílton (PSOL), que integra a Mobilização pelo Poder Popular (PMN e PSOL) e Pastor Wellington Carneiro (PP), da Coligação Pernambuco que Eu Quero (PP e PROS); bem como dos candidatos a Deputado Federal, Claudomira Andrade (PRP - Coligação Juntos pelo Imposto Único) e Paulo Camelo (PSOL - Mobilização Pelo Poder Popular), não terem sido citados no “DATALIBA 2014” não representa que Eles não estejam na briga por vagas na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara Federal, respectivamente, já que o estudo é apenas um hobby do experiente Autor.

Clique na imagem para ampliar.

CONFIRA A MATÉRIA DO JC NA INTEGRA:    

“E SAI O DATALIBA 2014 - Depois de quase dois meses debruçado sobre o cenário eleitoral, o ex-vereador Liberato Costa Junior (PMDB) apresenta a esperada versão do Dataliba 2014. Nas últimas semanas, aproximadamente 300 ligações foram feitas por Liberato. Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e lideranças comunitárias foram contactadas no período. Após vários cálculos e avaliações, o veterano Liba apresentou ao Jornal do Commercio os nomes daqueles que, de acordo com seu levantamento, devem ser eleitos deputados estaduais e federais. O PSB, segundo esses cálculos, vai eleger a maior bancada estadual, com 18 deputados, no mínimo.

Ainda de acordo com a previsão, o partido terá dois dos candidatos mais votados, o Presbítero Adalto Santos e a deputada Raquel Lyra. Liberato listou outros dois nomes que figuram como os mais votados para a Assembleia Legislativa: Guilherme Uchoa (PDT) e Pastor Cleiton Collins (PP). Na pesquisa, ele faz questão de registrar todos por ordem alfabética.

A coligação que mais vai eleger deputados, de acordo com o levantamento, será a Frente Popular de Pernambuco, entre 29 e 32 nomes. A coligação Frente pela Redução da Carga Tributária deve eleger um ou dois deputados. A candidata Socorro Pimentel (PHS) desponta com maior densidade eleitoral, segundo "Liba". Na Mobilização Pelo Poder Popular, a briga vai ser acirrada para eleger um nome. Os favoritos são Edilson Silva (Psol) e Ramos (PMN). "Vai ser briga de foice", avaliou.

Composta pelo PP e Pros, a coligação Pernambuco Que Eu Quero elegerá três ou quatro nomes. O favorito da chapa é o deputado Cleiton Collins (PP). A Unidos pela Redução da Carga Tributária deve eleger um ou dois. Jadeval Lima (PTN) desponta como o de maior densidade eleitoral. Já a coligação Unidos pela Redução dos Impostos vai brigar para eleger um nome. Despontam Amaro do Sindicato, Diogo Cantareli, João Eudes, Manuca e Rildo Braz, todos do PRP. Por outro lado, a coligação Pernambuco Vai Mais Longe deve eleger entre 10 e 12 deputados.

Pastor Wellington Carneiro e Raul Henry.
Com 26 anos de tradição nas pesquisas, Liberato destacou que sua intenção nunca foi disputar com cientistas políticos. Segundo ele, seu levantamento é muito mais amplo que os feitos com os candidatos majoritários, pois envolve aproximadamente 700 nomes - entre deputados estaduais e federais. O ex-vereador ainda destaca que a sua pesquisa é feita com isenção, sem privilegiar qualquer lado político.

Bem organizado, o Dataliba destaca o quantitativo dos eleitores de todas as mesorregiões do Estado. O Recife tem destaque na pesquisa, já que envolve um número bem maior de eleitores. O ex-vereador, inclusive, levou em consideração o novo eleitorado municipal, já que os números reduziram com a biometria. "Os candidatos metropolitanos podem ter prejuízo por isso", destacou. Ao lado, você pode conferir os candidatos que despontam nas coligações e aqueles com chances de serem eleitos. Tudo, claro, segundo o Dataliba.

Claudomira em contato com eleitora.
“PARA FEDERAL, LIBA PREVÊ DISPUTA ACIRRADA - Dois "novatos" despontam como os favoritos em números de votos na disputa federal, pelo DataLiba 2014: Felipe Carreras (PSB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB) estão entre os quatro mais cotados, junto com Eduardo da Fonte (PP) e Pastor Eurico (PSB) - Liberato destaca todos por ordem alfabética. Nesta disputa, a Frente Popular mais uma vez desponta como a coligação com mais eleitos. Nos cálculos de Liberato, 16 ou 18 nomes têm chances de ocupar vaga na Câmara Federal.

A Juntos Pelo Imposto Único deve eleger, no máximo, um deputado federal. O Dataliba destaca Luciano Bivar (PSL) como o nome de maior densidade eleitoral. Seis ou sete vagas serão da Pernambuco Vai Mais Longe. A Mobilização Pelo Poder Popular, composta por PMN e PSOL, não deve atingir o quociente eleitoral. PCB e PSTU também não terão representatividade na Câmara Federal.

Durante o período de estudos, Liberato recebeu muitas ligações, algumas com o intuito de obter os nomes da pesquisa. "Eu não digo por que acaba a surpresa", salienta.


O Dataliba é divulgado desde 1988 e é considerada como um hobby para Liberato, atualmente com 96 anos. Dono de uma memória invejável, Liberato destaca que a pesquisa é feita com dedicação exaustiva e começa antes mesmo antes do registro oficial das chapas, através de contatos com lideranças políticas. Após as convenções, o ex-vereador intensifica as consultas. "Este trabalho não pretende esgotar todas as possibilidades, sendo passível de erros e acertos, mas que somente a realidade será decidida nas urnas", destaca o Vereador na apresentação da pesquisa”. (Com informações e infográfico do Jornal do Commercio – Caderno Política, de 21/09/2014)